Navegando e caminhando ao encontro do património natural do Seixal
Evento:

Já aconteceu

Data:

6 outubro (sábado)

Local:

Cais do Seixal, Estação Náutica Baía do Seixal

Hora:

13h - 18h

Estuário do Tejo

 

A baía do Seixal será o nosso ponto de partida para esta viagem pelo património natural do Seixal que possui uma identidade paisagística e cultural própria sendo classificada como Reserva Ecológica Nacional. Inserida no Estuário do Tejo que é reconhecidamente considerado como uma das zonas húmidas mais importantes da Europa iremos navegar e percorrer um trilho numa área que desempenha um papel vital para a vida no estuário.


O estuário do Tejo ao longo dos tempos tem-se adaptado a diversas pressões, sofrido alterações no seu traçado e tem sido palco de um dos maiores espetáculos da natureza como é o caso das grandes migrações das aves. Para além do seu valor cultural, testemunho de momentos ricos de ocupação humana possui um valor natural de exceção, constituindo um santuário para peixes, moluscos, crustáceos e sobretudo, para a avifauna.

 

O que poderemos considerar em termos da sua evolução futura? Como se comportará face às contínuas pressões e ameaças?


Navegando e caminhando pelo Estuário do Tejo junto à baía do Seixal é assim um percurso preferencial para que os participantes conheçam melhor esta área do município, capacitando-os para o cumprimento dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável e principais eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental2020, designadamente o pilar central de Valorizar o Território.

 

 

Descrição geral do percurso
Neste percurso de todo o dia, navegando pelo Tejo vamos ter a oportunidade de usufruir de uma viagem inesquecível desfrutando de um cenário de inegável beleza, observando e caraterizando a flora e fauna existentes, ao mesmo tempo em que se efetua um enquadramento natural, geológico. Seguidamente conhecendo melhor os valores naturais do concelho do Seixal iremos caminhar por um trilho constituinte da Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal.


Desfrutando de momentos ricos em paisagem, numa embarcação típica, o “Varino Amoroso”, uma embarcação a vela que era usada para transporte de carga pelo rio Tejo antes da ponte 25 de Abril existir, com 24,25m, pertencente à Câmara Municipal do Seixal. Com fundo chato permite navegar pelos baixios e tirar partido de uma bela paisagem e das condições de exceção da Reserva Ecológica Nacional do sapal de Corroios e onde se aviva a memória da vida passada das gentes da beira-rio.

 

Envolvidos pela beleza e complexidade que o Estuário encerra embarcaremos na aventura do conhecimento da sua beleza paisagística moldada pela geologia e pela forte relação existente entre a cultura e a sua biodiversidade.


Após navegarmos pelo Tejo, no cais do Seixal, onde o barco atraca pelas 15 horas, partimos novamente, pelas 15 horas e 30m para iniciarmos um percurso pedestre ao sabor da natureza num meio urbano por um trilho, até chegarmos ao nosso destino numa viagem em de aventura na natureza e no conhecimento.

 

Objetivos

  • Caraterizar o estuário do Tejo e a área envolvente do município do Seixal proporcionando o contacto com alguns aspetos da geo e biodiversidade, realçando a sua importância.
  • Destacar a importância ecológica dos sapais.
  • Capacitar os formandos/professores com exemplos de locais para organizarem atividades de visitação com os alunos a esta área protegida.
  • Divulgar a geo e biodiversidade especialmente dos sapais e áreas do município do Seixal sensibilizando para a importância da sua valorização e proteção.
  • Divulgar a tectónica e as dinâmicas sedimentares estuarinas do rio Tejo.
  • Observar e identificar as aves do estuário do Tejo, em especial junto ao sapal de Corroios e relacionar os fatores que controlam a sua distribuição, migração e seu povoamento.
  • Identificar fatores de ameaça à geo e biodiversidade do estuário do Tejo.
  • Reconhecer e identificar alguns aspetos que perturbam o equilíbrio ecológico.
  • Descrever os principais acontecimentos da história geológica do estuário do Tejo.
  • Relacionar os fatores que controlam a distribuição dos organismos no estuário.
  • Promover o turismo ambiental de forma a colaborar na conservação, proteção e valorização do espaço natural do estuário do Tejo.

 

 

Apoio

Câmara Municipal do Seixal

 

 

Dinamizadores

João Paulo Medeiros (MARE)

Manuel Lima (Professor)

Jorge Fernandes (professor – LPN)

 

 

Destinatários

Público em geral. Professores dos diferentes níveis de ensino, comunidade educativa.

NOTA: Esta ação pode ser acreditada para os docentes dos Grupos 230, 420, 510 e 520 como ação de formação de curta duração (5 horas) pelo Centro de Formação da LPN.

 

 

Local de partida e de chegada

Embarque pelas 13 horas e chegada pelas 15h no cais do Seixal (Estação Náutica Baía do Seixal).

Pelas 15h30 partida do bairro Operário da Trindade e chegada pelas 18h ao mesmo local.

 

 

Inscrição gratuita e obrigatória - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
No ato de inscrição indicar o nome, data de nascimento, para geral@lpn.pt ou por  telefone para 217780097 (indicar um endereço eletrónico e telefone para contacto).

 

No caso de ser professor indicar o grupo de recrutamento e escola.

 

Inscrição limitada a um número de participantes de acordo com a ordem de chegada de inscrição.

 

 

Notas

  • Levar água, farnel, chapéu/boné, casaco e protetor solar.
  • O uso de binóculos é aconselhável pois valoriza as observações.
  • No caso das condições meteorológicas não permitirem a saída do barco no dia 6 de outubro, a saída será adiada para data a anunciar à mesma hora.


 

 

  • Eventos
  • Formações
  • workshops

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt