Já aconteceu
FormatoAção de formação em regime online e ação presencial no estuário do sado
Duração6h
15 e 17 de julho 2021 | dia 15 das 18h às21h (formato online) | dia 17 das 9h30 às 12h30
Esta ação, em formato híbrido, ocorre em duas sessões, a primeira em formato online, onde se descreve e carateriza os aspetos naturais do estuário do sado, e a segunda, onde se irá desfrutar dum passeio a bordo da embarcação da Vertigem Azul, com os conceitos emergidos anteriormente ao encontro da rota dos golfinhos residentes no estuário do sado.
Pertencente ao clube restrito das mais belas baías do Mundo a baía do Sado encontra-se no limite da Reserva Ecológica Nacional, no cruzamento de muitas rotas naturais e culturais pelo Estuário do Sado. Tudo isto enriquecido pela imponência da cordilheira da Arrábida e por outros tesouros naturais e culturais como sejam o Portinho da Arrábida e a restinga arenosa de Tróia.
O estuário do Sado ao longo dos tempos tem-se adaptado a diversas pressões, sofrido alterações na análise da sua morfologia e evolução recente palco de vivência de uma população residente de golfinhos que “representam para muitos o coração e a alma da Terra”. A probabilidade de encontrar os golfinhos é elevada, embora não esquecendo que são animais em liberdade. Para além do seu valor cultural possui um valor natural de exceção, de elevada produtividade primária com e interesse botânico, elevadíssima biodiversidade, constituindo um santuário para peixes, moluscos, crustáceos e avifauna. O que poderemos considerar em termos da sua evolução futura? Como compatibilizar as atividades humanas com a sua conservação?
Navegando pelo Estuário do Sado, na rota dos golfinhos com o objetivo da sua proteção é assim um desafio apaixonante para que os participantes conheçam melhor esta região, capacitando-os para o cumprimento dos diversos objetivos internacionais e nacionais como sejam os do Desenvolvimento Sustentável, da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, designadamente o pilar central de Valorizar o Território, Referencial de Educação para a Cidadania, Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, ENCB – Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e Educação, Estratégia Europeia da Biodiversidade 2030, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
OBJETIVOS
FORMADORES
Inês Cardoso – Vice-presidente da Direção Nacional da LPN
Jorge Fernandes – professor destacado na LPN
Ricardo Mendes - Membro do Conselho Fiscal da LPN
PONTO DE ENCONTRO
Dia 17 de julho – (Sábado) às 9h15
PÚBLICO ALVO
Educadores e professores do ensino básico e secundário. Técnicos de educação e de ambiente.
INSCRIÇÃO Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990
Associado/a da LPN: 50 €
Não associado/a da LPN: 60 €
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt