Onde o rio encontra o mar: a riqueza dos estuários
Evento:

Já aconteceu

Ciclo de webinars

Participação gratuita

Formato

Sessão online - canal yotube da LPN

Horário

das 18h às 20h

Da Costa à Serra - Biodiversidade em Massas de Água

 

A Liga para a Protecção da Natureza e a EPAL (Empresa Portuguesa de Águas Livres) apresentam o ciclo de webinars "Da Costa à Serra - Biodiversidade em Massas de Água".

 

As 4 sessões do ciclo decorrem semanalmente, à quarta-feira, entre 9 e 30 de novembro, das 18h às 20h. A participação é gratuita, bastando para isso aceder ao canal Youtube da LPN.

 

As sessões contarão com a presença de especialistas de várias entidades (painéis a revelar brevemente) num formato de mesa redonda que irá focar questões prementes no que respeita à preservação da biodiversidade em diferentes ecossistemas associados a massas de água:

 

 

 

Onde o rio encontra o mar: a riqueza dos estuários

 

9 de novembro de 2022 | das 18h às 20h | CANAL YOUTUBE LPN

 

Os estuários são ecossistemas de grande relevância ecológica, numa área onde o rio encontra o mar, com características únicas ao nível da salinidade da água, dependentes da maré e uma fonte de alimento e refugio para várias espécies.

 

Neste webinar será abordada a importância ecológica de um estuário para a biodiversidade, dando exemplos da dinâmica de alguns estuários do país, assim como serão abordadas algumas ameaças à biodiversidade nos ambientes estuarinos, desde a poluição às espécies invasoras.

 

Moderador

  • Rúben Oliveira, LPN

 

Oradores

  • Paula Chainho,

Investigadora Auxiliar, Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Professora Convidada, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Tecnologia, Instituto Politécnico de Setúbal.

Doutorada em Biologia, pela Universidade de Lisboa, em 2008, tem desenvolvido investigação em ecologia de sistemas aquáticos, em particular no âmbito da avaliação do estado ecológico, introdução de espécies não-indígenas e gestão da pesca de bivalves.

Tem colaborado na implementação da Diretiva-Quadro da Água e Diretiva-Quadro Estratégia Marinha e é representante nacional no Grupo de Trabalho sobre espécies não indígenas do ICES desde 2011.

Faz parte da equipa da infraestrutura Coastnet, um sistema de monitorização costeira que integra o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico.

Promove a disseminação da ciência à sociedade civil, através da realização de ações de sensibilização, publicação de artigos e crónicas na imprensa nacional e organização de eventos para o público geral.

 

  • José Lino Costa

Licenciado e Doutorado em Biologia pela Universidade de Lisboa (UL). É Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), onde desempenha o cargo de coordenador do Mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental (EGA). É coordenador da infraestrutura de investigação Rede Portuguesa de Monitorização Costeira (CoastNet) e investigador no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE). A sua atividade de investigação tem incidido principalmente nas áreas da ecologia aquática, em especial estuarina, ictiologia, conservação da biodiversidade, qualidade ecológica da água e monitorização, impacto e planeamento ambiental.

Entre outros, participou nos seguintes grupos de trabalho: estuários e águas costeiras do Plano Nacional da Água; implementação da Diretiva Quadro da Água nas águas de transição portuguesas, sendo o ponto focal para as Massas de Água Fortemente Modificadas; Plano de Gestão da Enguia em Portugal; Agenda de Investigação & Inovação sobre o Mar.

É membro do Conselho Estratégico da Reserva Natural do Estuário do Tejo, em representação da FCUL, e do Conselho Nacional da Água, em representação da Ordem dos Biólogos (OBIO).

 

  • Carlos Antunes

Licenciado em Ciências do Meio Aquático e obteve o Doutoramento em 1995 pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Atualmente é membro do CIIMAR e diretor do Aquamuseu do Rio Minho.

Os seus principais interesses de investigação centram-se na ecologia estuarina e limnológica, biologia e gestão da pesca.

 

 

  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt