Rios, ribeiros e ribeiras: a vida nas linhas de água
Evento:

Já aconteceu

Ciclo de webinars

Participação gratuita

Formato

Sessão online - canal yotube da LPN

Horário

das 18h às 20h

Da Costa à Serra - Biodiversidade em Massas de Água

 

A Liga para a Protecção da Natureza e a EPAL (Empresa Portuguesa de Águas Livres) apresentam o ciclo de webinars "Da Costa à Serra - Biodiversidade em Massas de Água".

 

As 4 sessões do ciclo decorrem semanalmente, à quarta-feira, entre 9 e 30 de novembro, das 18h às 20h. A participação é gratuita, bastando para isso aceder ao canal Youtube da LPN.

 

As sessões contarão com a presença de especialistas de várias entidades (painéis a revelar brevemente) num formato de mesa redonda que irá focar questões prementes no que respeita à preservação da biodiversidade em diferentes ecossistemas associados a massas de água:

 

 

 

Rios, ribeiros e ribeiras: a vida nas linhas de água

 

16 de novembro de 2022 | das 18h às 20h | CANAL YOUTUBE LPN

 

As zonas ribeirinhas são consideradas áreas de grande valor para a conservação da natureza e a biodiversidade, sendo necessária uma gestão integrada da preservação das linhas de águas e respetivas galerias ripícolas, de forma a garantir não só a qualidade da água mas a preservação de todo o ecossistema envolvente.

 

Neste webinar será discutida a importância de uma gestão sustentável e ecológica das linhas de água doce para a preservação de várias espécies autóctones, dando-se exemplos de vários projetos de conservação no país.

 

Moderadora

  • Ruben Oliveira, LPN

 

Oradores

  • Paulo Branco, é Biólogo (FCUL 2005) com mestrado em Ecologia Costeira (UÉvora ) e doutorado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais (ULisboa 2013). Tem feito investigação em ecologia de peixes de água doce, com um interesse particular em problemas de conectividade longitudinal devido à presença de barreiras artificiais em redes hidrográficas.

 

  • João Gago, é Docente do ensino superior politécnico (Escola Superior Agrária de Santarém/IPS) desde 2000 nas áreas da biologia, ecologia, biodiversidade, gestão e conservação dos recursos naturais, aquacultura e poluição e ecotoxicologia. Teses de mestrado e doutoramento relacionadas com a biologia, ecologia e aquacultura do ouriço do mar Paracentrotus lividus. Participa atualmente em projetos de investigação relacionados com o impacto das espécies piscícolas não nativas nos ecossistemas fluviais.

 

  • Elizabete Marchante, é doutorada em Biologia, especialidade em Ecologia, pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Copenhaga, Dinamarca. É atualmente investigadora no Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (DCV-UC), onde desenvolve investigação com plantas invasoras, em especial em ecologia e controlo biológico. É uma das responsáveis pela plataforma INVASORAS.PT, que inclui uma plataforma de ciência-cidadã para mapeamento de plantas invasoras em Portugal e vários outros Desafios INVASORAS.PT de ciência cidadã.

 

 

  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt