Rota pelo Património Natural e Geodiversidade da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes, Geoparque Terras de Cavaleiros e Parque Natural do Douro internacional
Evento:

Já aconteceu

Formato

Presencial

Datas e horário

Dia 13 - 10h às 18h30 | Dia 14 – 9h30 às 18h30 | Dia 15 – 9h às 17h

Duração

25h

Fotografia ©ICNF

 

 

25 horas – Curso de Formação de Professores | Registo de acreditação: CCPFC/ACC -120202/23

 

JULHO - Dia 13 - 10h às 18h30  | Dia 14 – 9h30 às 18h30 | Dia 15 – 9h às 17h

 

 

Nos dias 13 a 15 de julho vamos percorrer paisagens de “cortar a respiração”, conhecer a geologia, caminhando sobre um fundo oceânico com mais de 400 milhões de anos de história da Terra através de uma ”sanduíche” geológica com vestígios de um mar entre dois antigos continentes e observar o voo planar das aves de rapina em miradouros de cenários deslumbrantes.

 

Entre muitas áreas classificadas na Comunidade Intermunicipal - CIM de Trás-os-Montes, o Parque Natural do Douro Internacional e o Geoparque Terras de Cavaleiros têm uma enorme geodiversidade e um património de relevância internacional, cuja conservação é essencial para as Geociências, conhecimento sobre a origem e preservação da biodiversidade e outras valências culturais.

 

Pretende-se utilizar essa região como recurso pedagógico demonstrando a sua importância enquanto recurso educativo, nomeadamente, o papel dos programas educativos no ensino das geociências, dando a conhecer a geodiversidade, numa clara relação com a biodiversidade e a cultura.

 

Divulgar o património nesta paisagem linda e fomentar nos professores a atualização de conhecimentos de forma a construir e desenvolver ações em campo, reforçando os princípios e eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (eixo 3 - Valorizar o Território e Descarbonização da Sociedade), integrando os temas do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Com ênfase nos temas I – Sustentabilidade, Ética e Cidadania, III – Território e Paisagem; IV – Alterações Climáticas. IV – Alterações Climáticas, V- biodiversidade, VII – Água e VIII – Solos.

 

O património natural e cultural são realidades indissociáveis, a sua promoção nos jovens através dos professores promovendo a sua literacia científica e fornecendo recursos educativos são essenciais para uma Educação para a Sustentabilidade.

 

 

OBJETIVOS

  • Promover a educação para a sustentabilidade por intermédio da conservação do património geológico, consubstanciada no conhecimento científico dos geossítios do Parque Natural do Douro Internacional - PNDI e do Geoparque Terras de Cavaleiros.
  • Relacionar a paisagem com a Geologia da região a visitar.
  • Entender como a geomorfologia é uma marca direta da Geologia.
  • Relacionar o traçado do rio Douro e seus afluentes com a Geologia.
  • Promover o contacto direto com o património geológico do geoparque Terras de Cavaleiros e PNDI integrando também a biodiversidade (avifauna) e a cultura.
  • Proporcionar recursos úteis e diversificados aos professores para a realização de atividades e visitas de estudo com os seus alunos.
  • Identificar estruturas geológicas importantes, sobretudo as responsáveis pelas serras de Bornes-Nogueira, Penedo Durão, arribas do Douro, Monte de Morais, depressão de Vilariça.
  • Demonstrar a importância dos geoparques, parques infantis, ecomuseus e centros interpretativos enquanto recursos educativos.

 

 

CONTEÚDOS

  • A constituição da litosfera e a Tectónica de Placas, estrutura, textura e mineralogia das várias rochas ígneas, sedimentares e metamórfica. Conceitos de orogenia e Ciclos de Wilson associados à Orogenia Varisca. Conceitos básicos de tempo geológico e de estratigrafia.
  • A importância do território do Douro Internacional (Arribas do Douro) e do Geoparque Terras de Cavaleiros na educação e enquanto recurso educativo. A geodiversidade, ecologia e património do Douro Internacional e Geoparque Terras de Cavaleiros - estratégias de geoconservação.
  • Recursos geológicos do nordeste transmontano, passado, presente e futuro, possíveis saídas de campo, no contexto da diversidade geológica e georrecursos.
  • Realização de atividades práticas concretas que sensibilizem, motivem e envolvam professores e alunos.
  • Os Centros de Interpretação e Ecomuseus enquanto recursos educativos. 

 

Estes conteúdos fazem parte dos programas curriculares das áreas disciplinares de Ciências Naturais, Biologia e Geologia, Geografia do Ensino Básico e Secundário, permitindo um maior aprofundamento cientifico das temáticas relacionadas com a geodiversidade bem como dar a conhecer os geossítios e  aspetos relevantes da biodiversidade no Parque Natural do Douro Internacional como sejam, por exemplo, a conservação da avifauna uma das mais importantes no contexto nacional e mesmo ibérico que  poderão ser utilizados para exemplificar os conteúdos programáticos abordados em contexto de sala de aula.

 

 

FORMADORES

Maria Elisa Preto Gomes – Professora Catedrática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Doutorada e Agregada em Petrologia e Geoquímica pela UTAD. Diretora do departamento de Geologia da UTAD e Diretora do 3º Ciclo em Geologia.

 

Alcino de Sousa Oliveira – Professor auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Doutorado em Geologia (área específica de hidrogeologia) pela UTAD. Diretor Técnico de várias explorações de águas minerais naturais e de nascente, vocacionadas para o aproveitamento em termalismo e em unidades de engarrafamento.

 

João Pedro Alves – Técnico de Geologia do Geoparque Mundial da UNESCO - Terras de Cavaleiros,

 

Carlos Pedro Santos - Biólogo, técnico superior do ICNF (Parque Natural do Douro Internacional)

 

 

PÚBLICO-ALVO

Professores dos grupos 230, 420, 520. A ação pode ser frequentada por técnicos de ambiente e outros cidadãos interessados na temática.

  • No caso dos professores a ação de formação releva para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica) dos grupos indicados.

 

 

REGIME DE AVALIAÇÃO

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

 

 

ITINERÁRIO

13 de julho: o ponto de encontro será às 10h em Macedo de Cavaleiros, na Rua Largo da estação em Macedo de Cavaleiros junto à estação ferroviária (Largo da Estação, 5340-215 Macedo de Cavaleiros), partindo depois o grupo no autocarro da autarquia de Macedo de Cavaleiros e regressando a Macedo de Cavaleiros.

 

14 de julho: o grupo partirá de Macedo de Cavaleiros em viatura própria para Mogadouro, saindo depois às 9h30 em deslocação através do autocarro do Município de Mogadouro. O autocarro efetuará o itinerário mencionado no programa em direção á primeira paragem, em Atenor/Sendim, regressando de autocarro a Mogadouro.

 

15 de julho: os participantes partirão às 9h de Mogadouro, deslocando-se em viatura própria com destino a Sendim efetuando o itinerário/programa.

 

 

PROGRAMA

 

  • 13 de julho

10h – Ponto de encontro na Sede de Geopark Terras de Cavaleiros

10h às 11h – Visita à sede e breve enquadramento geológico.

11h30 – G36-Poço dos Paus (Freguesia de Chacim) Caminhada de 20 minutos, desde do local onde para o autocarro até ao geossítio.

12h30 – Chegada ao autocarro

13h às 14h – Almoço - Santuário Santo Ambrósio (local com parque de merendas)

14h20 – G23 - Cromite de Morais (Freguesia de Morais)

15h – G43 – Descontinuidade de Moho em Morais (Freguesia de Morais)

15h50 – G32 - Descontinuidades de Conrad e Moho (Freguesia de Lagoa)

16h30 – G31 – Gnaisses de Lagoa (Freguesia de Lagoa)

17h30 – G16 – Calcários de Salselas (Freguesia de Salselas) Caminhada de 15 minutos, desde do local onde para o autocarro até ao geossítio.

18h30 – Hora prevista de chegada a Macedo de Cavaleiros

 

  • 14 de julho

Partida em viatura própria para Mogadouro (Distância – 46,8 km aproximadamente de Macedo de Cavaleiros)

 

9h30 - Chegada ao autocarro do Município de Mogadouro

  1. Mogadouro
  2. Serra da Castanheira (vista 360º)
  3. Bemposta (migmatitos, aplitos e granitos)
  4. Miranda do Douro (pedreira granitos, gnaisses do Pombal, barragem)
  5. Miradouro S. João das Arribas
  6. Picote (barrocal e barragem)
  7. Picote- Fraga do Puio)

18h30 – Hora prevista de chegada a Mogadouro

 

  • 15 de julho

9h - Encontro em Sendim

  1. Atenor- Sendim - Sedimentos - barreiros de Sendim-Atenor,
  2. Palaçoulo (Tanoaria Martins), 
  3. Mármores de S. Pedro da Silva- Rio Angueira (Vimioso)
  4. Termas da Terronha de VImioso
  5. Minas de Argozelo

17h - Regresso e fim do Programa

 

 

NOTAS

  • Os almoços (modalidade farnel) durante as visitas de campo são da responsabilidade de cada formando.
  • A estadia na região é por conta de cada formando.

 

RECOMENDAÇÕES GERAIS 

  • Organizar o seu almoço/farnel
  • Água (obrigatório!)
  • Roupa e calçado confortável
  • Chapéu/Boné
  • Óculos de sol
  • Protetor Solar
  • Caderno de campo ou bloco de notas
  • Esferográfica, lápis e régua
  • Máquina fotográfica
  • Bússola de geólogo (se possuir)

 

 

INSCRIÇÕES até dia 11 de julho. Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990

Associado/a da LPN:  90 €

Não associado/a da LPN: 125 €

 

 

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