Roteiro Entremarés
Evento:

Já aconteceu

Saída de campo no Litoral de Cascais

Ação de formação em regime presencial

Horário

das 9h30 às 12h30

Duração

3h

Fotografia: Ouriço-do-mar (Paracentrotus lividus) e colónia de Cracas (Chthamalus sp.) sobre rochas erodidas de idade do Cretácico Inferior. Ambiente entremarés.

 

 

Dia 26 de novembro de 2022 | das 9h30 às 12h30*

*A Ação poderá ser prolongada por mais 1 hora, caso os participantes o desejem.

 

Esta ação, ao longo de um trajeto com um património natural invejável, convida-nos a partilhar uma outra forma de olhar para a paisagem, para as rochas e para os organismos vivos, a qual não só nos permite compreender o passado geológico e a evolução ao longo do tempo, como conhecer melhor o presente, realçando a necessidade de preservar o nosso património.

 

O litoral de Cascais, e em particular as praias da Bafureira e das Avencas, apresentam uma grande geodiversidade e biodiversidade, tendo obtido a classificação de Área Marinha Protegida das Avencas (AMPA) dada a sua importância sob o ponto de vista científico, ecológico e pedagógico.

 

Iremos efetuar um pequeno percurso pela zona costeira observando e interpretando as formações rochosas, enquanto testemunho preservado do registo geológico ocorrido há cerca de 100-120 Ma, que nos permite reconstituir a sua história evolutiva, e também observando os organismos vivos na zona de entremarés, constituindo ecossistemas dependentes do substrato rochoso e das suas formas erosivas.

 

Neste local privilegiado, que alia a observação e interpretação do tempo de hoje, na zona de entremarés (diversidade dos organismos vivos, seus habitats, erosão), com o do passado geológico, nos afloramentos rochosos (diversidade das formações rochosas, fósseis, estruturas), deverá ter-se como preocupação a proteção e integridade biofísica do espaço e um desenvolvimento equilibrado e compatível com os valores naturais, sociais e culturais.

 

Realça-se que os variados e grandes desafios que se abatem sobre o litoral português - com destaque para os resultantes das alterações climáticas e outros impactes de origem antrópica – obrigam a que se aprofunde o conhecimento dos mesmos em todas as suas valências, fragilidades e potencialidades, contribuindo para a tomada de decisões cientificamente mais sustentadas, por forma a recuperar, gerir e valorizar o património natural – insubstituível e dificilmente regenerável à escala da vida humana – que o constitui.

 

Nesse âmbito, a LPN promove esta ação de formação com o objetivo de conhecer a geo e biodiversidade ao longo do litoral Avencas-Bafureira, no âmbito da geologia, dos povoamentos da fauna e flora da zona intertidal e da caracterização “in situ” das ameaças associadas à atividade antrópica nas zonas costeiras, em particular o litoral de Cascais.

 

Esta ação pretende utilizar o percurso proposto como recurso pedagógico, uma vez que permite ser um “laboratório natural” que os professores poderão utilizar para diferentes faixas etárias, por forma a proporcionar aos alunos uma aprendizagem que abrange vários conteúdos.

 

Esta ação enquadra-se também nos eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e nos pressupostos do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória de acordo com os seus Princípios, especialmente no da Sustentabilidade e Valores de Cidadania e Participação.

 

Vista geral da praia da Bafureira

 

 

Zona de falha principal pondo em contacto rochas de idade diferente a SE e a NW.

 

Falha na arriba da Praia da Bafureira. Tabela Estratigráfica simplificada. Idades das rochas a observar assinaladas a vermelho.

 

 

OBJETIVOS

  • Caraterizar ambientalmente a zona costeira de Cascais especialmente da faixa litoral entre as praias da Bafureira e das Avencas, atendendo à Geologia, aos seres vivos, e às pressões naturais e antrópicas.
  • Sensibilizar para a fragilidade dos ecossistemas do litoral, em especial desta faixa do litoral de Cascais.
  • Divulgar a geodiversidade local e a biodiversidade marinha e sensibilizar para a importância da sua preservação;
  • Reconstituir através das formações rochosas os paleoambientes de deposição e os acontecimentos geológicos posteriores.
  • Analisar o impacto das alterações climáticas e da introdução das espécies invasoras nas zonas costeiras.
  • Propiciar ferramentas pedagógicas e recursos educativos para que os professores com os seus alunos abordem e participem ativamente na minimização do problema global do lixo marinho, em crescimento.
  • Estimular os professores a promoverem aulas de campo com os seus alunos, nos diversos níveis de ensino, como fonte de conhecimento, de forma a fomentar o interesse e a consciencialização dos jovens.
  • Conhecer os processos geológicos e a geodiversidade do litoral de Cascais essenciais para a conservação do património natural e para um ordenamento sustentável do território.
  • Sensibilizar os professores para, através de uma atividade de trabalho de campo, utilizarem as zonas intertidais como um laboratório natural para estudo e construção de recursos didáticos.

 

 

FORMADORES

Catarina Moniz - Geóloga, Técnica Superior do LNEG.

Rita Alves – Bióloga, LPN.

 

 

PÚBLICO-ALVO

Educadores e professores do ensino básico e secundário. Técnicos de educação e de ambiente. Cidadãos interessados.

 

NOTA: Esta ação pode ser acreditada para os docentes* como ação de curta duração pelo Centro de Formação da LPN - entidade acreditada pelo CCPFC - ENT-NI-0175/21.

*Aquando da sua inscrição informe que necessita de certificado para acreditação.

 

 

LOCAL DE INÍCIO E FIM

Parque de estacionamento da Praia da Bafureira | Coordenadas GPS: 38,692542, -9,366268 / 38°41'33,2"N 9°21'58,6"W

 

  • Como chegar

Comboio: Cais do Sodré – Cascais | Paragem - Estação de S. Pedro do Estoril – andar 550 m (7 minutos) até à praia da Bafureira

 

 

 

INSCRIÇÃO
Associado/a da LPN: 15€
Não associado/a da LPN: 25€

 

  • Nota: No caso de ser professor/a indique no ato de inscrição a escola, o nível de ensino e o grupo de recrutamento.

 

Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990

 

  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt