Pela proteção dos Oceanos

A RISE UP - a blue call to action, surgiu em maio de 2019, por iniciativa Fundação Oceano Azul em parceria com a Ocean Unite e a Oak Foundation com o intuito de reunir um grupo pequeno, mas influente, de pescadores, povos indígenas, Organizações e Fundações de conservação dos oceanos para chegarem a um acordo sobre prioridades, objetivos e metas comuns que impulsionem soluções para a crise dos oceanos e aumentem o nível de ambição de ação.

 

Esta iniciativa, que a Liga para a Protecção da Natureza subscreve, apela aos governos e corporações para se juntarem e concordarem com uma ação para proteger o oceano na próxima Conferência do Oceano da ONU, agendada para Portugal de 2 a 6 de junho de 2020, mas que já foi adiada para 2021 devido à pandemia do coronavírus.

 

 

Porquê esta Call to Action?

A morte dos recifes de coral, o colapso das populações de peixes e a extinção de espécies são evidências dessa crise crescente provocada pela sobrepesca, aquecimento dos oceanos, acidificação, poluição e vários outros fatores de stress.


É vital defender a capacidade do oceano de produzir oxigénio, sequestrar carbono e fornecer alimentos e meios de subsistência para bilhões de pessoas. No entanto, a resposta política internacional até agora não chegou nem perto do que é necessário para evitar esta crise oceânica.


Infelizmente devido à pandemia do coronavírus, muitas reuniões importantes que deveriam ocorrer em 2020, como a Conferência do Oceano da ONU, foram adiadas. As organizações que desenvolveram e assinaram a RISE UP ainda veem este ano como uma oportunidade importante para a comunidade global para se unir e elevar consideravelmente o nível de ambição.


Em particular, queremos inspirar decisores políticos e as principais partes interessadas a "RISE UP" e chegar a um acordo sobre um curso de ação que dará ao nosso Planeta Azul a melhor oportunidade de sobrevivência.

 

 

A RISE UP pretende:

  • Restaurar a vida do oceano;
  • Investir imediatamente num futuro com emissões de carbono zero;
  • Acelerar a transição para uma economia circular e sustentável;
  • Capacitar e apoiar as pessoas da zona de costa;
  • União para uma governança do oceano global mais forte;
  • Proteger pelo menos 30% do oceano até 2030.

 


Objetivos da RISE UP:

  • Gerir de forma sustentável as pescas mundiais e salvaguardar os meios de subsistência que apoiam;
  • Acabar com a sobrepesca e a pesca destrutiva;
  • Proteger e restaurar espécies, habitats e funções ecológicas ameaçados e em perigo.

 

 

Mais informações sobre este apelo em www.riseupfortheocean.org.

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt