A floresta é um ecossistema único, complexo e de elevada importância que, para além de dar abrigo a animais e plantas, protege o solo, ajuda na retenção de água, dá-nos alimentos e recursos importantes para o nosso dia-a-dia.


São muitas as espécies que podemos encontrar numa floresta para além das árvores, desde as ervas e arbustos aos fungos, dos animais mais pequenos (como minhocas, sapos, toupeiras e coelhos), aos grandes predadores que se podem encontrar no solo ou mesmo no céu (como o lobo, o lince-ibérico e as várias águias).


É importante educar para a preservação da floresta, mostrar a sua importância e onde e como está presente no nosso dia-a-dia.


Na ótica de que é importante conhecer para proteger, o projeto de educação ambiental "Literacia para a Preservação da Floresta" visa mostrar às crianças e aos jovens a importância da floresta, levando-os a descobrir diversas áreas florestais, curiosidades sobre o ecossistema associado e de que forma podem contribuir para a sua conservação.

 

 

 

 

No sentido de mostrar a importância da floresta e incentivar a educação para a sua preservação, foi cestabelecida uma parceria com o Pingo Doce no âmbito da campanha “Bando do Bosque 2”, onde por cada livro “Bando do Bosque 2 - Há festa na clareira”, 50 cêntimos revertem a favor do projeto de Literacia para a preservação da Floresta, da LPN.

 

Saiba mais sobre o BANDO DO BOSQUE  aqui.

Há novos amigos e aventuras por ler!

 


O apoio recebido irá reverter-se em 18 ações de educação ambiental a serem promovidas em diferentes zonas de floresta/bosque de Portugal continental (4 no Norte, 4 no Centro, 5 em LVT, 3 no Alentejo e 2 no Algarve) durante o ano letivo de 2020/2021, envolvendo 36 escolas e cerca de 1800 alunos.

 

Estas ações são dirigidas para o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, e as escolas envolvidas, para além da ação na área natural beneficiam também duma ação de sensibilização nas suas instalações sobre a Preservação da Floresta, para o público que a escola definir.

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt