Educação e cidadania ambiental aliadas à descoberta e proteção do património natural por via dos polinizadores

 

 

 

Entre a Natureza, a Educação e a Cultura

 

 

Bee Responsible é um projeto ibérico coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (Portugal) e pela Ecocolmena (Espanha). Financiado pelo programa e2 (e=environment + e=education) do Grupo Freudenberg, este projeto tem uma duração de dois anos, com término em dezembro de 2023.

 

Este projeto reúne um conjunto de valências que reforçam o seu cariz inovador e ambicioso assente numa visão realista. O conceito apresentado demonstra ser maior que a soma das suas partes, sobretudo pelos benefícios adicionais que gera ao interligar diferentes áreas e objetivos.

 

O projeto surge da mobilização coletiva e do estímulo à cidadania ambiental, para daí delinear objetivos pedagógicos e de conservação da Natureza, de estímulo ao espírito crítico, à interpretação de cenários e à apresentação de soluções.

 

Tendo como origem um conteúdo de base técnica e científica sólida – incrementada pela presença de parceiros estratégicos –, o projeto irá evidenciar a importância da conservação das abelhas e demais polinizadores, com recurso à partilha de conhecimento sob vários formatos, a atividades práticas de grupo e a momentos de contemplação e de prazer com um forte pendor cultural.

 

Todas as atividades apresentadas possuem métricas de sucesso diretas, nomeadamente no que toca às medidas de conservação, e indiretas, como resultado do desenvolvimento de competências sociais e da promoção de uma melhor qualidade de vida.

 

Paralelamente ao programa de atividades, irá decorrer a conceção de materiais e recursos pedagógicos pelos próprios participantes, bem como por equipas técnicas, que assegurarão que o projeto não só permanece na memória de todos, como pode ser replicado noutros locais e em contextos similares.

 

 

Um programa de atividades estimulantes que fortalece elos sociais e cria novas ligações à natureza

 

 

 

O programa começa com a descoberta do mundo dos polinizadores através de uma sessão dinâmica online que dará o primeiro passo na transferência de conhecimento sobre a temática dos polinizadores, as ameaças que enfrentam e o que será feito para as enfrentar.

 

Após este encontro inicial, os participantes ficarão aptos a agir pela conservação dos polinizadores. O cerne das ações de conservação de maior escala estará no coração do Alentejo, as planícies de Castro Verde, onde a LPN possui o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG) e faz a co-gestão da Reserva da Biosfera de Castro Verde. Serão também implementadas ações em contexto urbano, em particular na área de influência da Vileda, no Parque Suécia, que serão enquadradas por um painel multidisciplinar com vasta experiência neste âmbito.

 

 

 

 

 

 

O projeto conta com a participação do FLOWer Lab, grupo de investigação de reconhecido mérito, da Universidade de Cimbra, no tema do projeto que reforçará a componente científica e acompanhará a ação uma exploração de um pomar na região Oeste. Esta ação visa clarificar a importância dos polinizadores para a produção de alimentos que fazem parte da nossa vida diária. Esta forma de ilustrar o papel dos polinizadores ficará também evidente na visita ao Parque Natural da Arrábida que terá como foco a ligação íntima entre os insetos e as orquídeas selvagens, exemplares magníficos da nossa flora.

 

 

 

 

  • Coordenação (Portugal)

    Coordenação (Portugal)
  • Parceria

    FlowerLab
  • Entidade Financiadora

    Entidade Financiadora

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt