Uma iniciativa ibérica para preservação dos oceanos.

Mares Circulares é uma iniciativa ibérica lançada em 2018 pela Coca-Cola European Partners (CCEP), no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, que incentiva a economia circular, a sensibilização e formação ambiental para a gestão de resíduos e a promoção da cidadania ativa ao nível do voluntariado.

 


 

 

A iniciativa arrancou em 2018 com a limpeza de seis praias portuguesas, atividades de sensibilização na reserva marinha da Caloura e do Porto da Horta nos Açores, contando com mais de 600 voluntários e mais de 2000 pessoas formadas e sensibilizadas na problemática de lixo marinho.

 

Contou com a parceria de ONG como a Chelonia e a Ecomar, e a colaboração de Instituições, Associações locais, Autarquias, Clubes de Vela, e outras ONG e Fundações.


A LPN, atendendo à  importancia deste projeto para a promoção da literacia para o oceano e para a cidadania ativa,  juntou-se à iniciativa em 2019, integrando o projeto como parceira e responsável pela implementação do projeto a nível nacional.

 

 

 


Em 2019, o projeto contou em Portugal com a participação de 10 autarquias (Viana do Castelo, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Óbidos, Seixal, Setúbal, Grandola, Faro e Porto Santo), escolas do ensino básico (3º ciclo) e secundário e várias entidades da sociedade civil que permitiram a formação/sensibilização a cerca de 2000 pessoas, a participação de 2400 voluntários nas limpezas de praia e cerca de 1800Kg de resíduos recolhidos.

 

 

 


O Mares Circulares é um projeto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade promovendo a criação de soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis na perspetiva de circularidade.

 

 

 


Concurso Mares Circulares


No âmbito do projeto Mares circulares é criado um concurso direcionado a startups ou projetos empresariais e a Centros de Investigação no sentido de serem encontradas soluções para a problemática ambiental do lixo marinho e que promovam igualmente a economia circular.

 

Este concurso é organizado pela Associação Chelonia e é dirigido a todos os residentes em Portugal e Espanha.


Encontra-se aberta a 3ª edição do Concurso Mares Circulares até 30 de outubro, contando com vários prémios para os projetos vencedores:

  • Startup ou projetos empresariais - será atribuído um prémio de 5000€ para um projeto vencedor.

Podem consultar formulário e regulamento AQUI.

  • Centros de Investigação - serão escolhidos 3 projetos vencedores, sendo atribuído a cada um deles, um prémio no valor de 5400€.

Podem consultar formulário e regulamento AQUI.

 

 

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO - INSCRIÇÕES AQUI

Para todos os interessados em participar no concurso, a LPN irá lançar uma sessão de esclarecimento no próximo dia 30 de setembro, às 15h.

 

 


 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt