A próxima década representa um período crítico, repleto de ameaças à sustentabilidade do planeta - e da nossa própria vida -, mas também de oportunidades. Oportunidades que nascem nas decisões que todos nós tomamos diariamente, com uma frequência que, muita vezes, passa despercebida.

 

Mais do que nunca, é crucial confiarmos em informação fidedigna, com o potencial para nortear os nossos comportamentos de forma segura. Objetivo que é transversal aos mais diversos sectores, atividades e preocupações que vivem connosco, incluindo o ambiente, a conservação da Natureza e o tão necessário desenvolvimento sustentável.

 

Esta realidade, infelizmente, contrasta com o que observamos todos os dias nos vários meios de que dispomos, sobretudo nas redes sociais. Canais inundados por notícias falsas e desinformação, motivada pela pluralidade de fontes noticiosas, pelo despoletar dos hábitos online e pelo recurso a práticas com menor rigor ou até deliberadamente desonestas.

 

Com a Semana do Jornalismo de Ambiente, a Liga para a Protecção da Natureza procura dar palco a temas emergentes,  discussões construtivas e oradores que primam pelas boas práticas da informação. Desde a investigação à informação, passando por formatos como o fotojornalismo e a reportagem, teremos 5 dias marcados pela qualidade dos media de alcance nacional, pelos que vivem de uma tão importante ligação próxima regional ou local, e por personalidades internacionais.

 

A iniciativa procurará ainda assumir-se enquanto oportunidade para o enriquecimento académico, estando prevista a parceria com as principais instituições de ensino superior e programas dedicados à formação de jornalistas e profissionais de comunicação, sobretudo, na região de Lisboa.

 

  • A Semana do Jornalismo de Ambiente irá marcar a agenda nacional enquanto primeiro evento dedicado ao tema em Portugal.

 

 

Faça parte de um evento que cruza temas prioritários da atualidade: ambiente, sustentabilidade e informação.

 

 

Parceiro Institucional

Junta de Freguesia de Benfica

 

 

    

 

 

   

 

 

   

 

 

   

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt