Por um Natal repleto de alegria,

e não de Demasia

 

O Natal deve ser uma época de boas ações e de partilha, onde os excessos se devem ficar pelas emoções e atitudes amáveis e ternas em prol da família, dos amigos, dos mais carenciados e de quem anseia por companhia nesta quadra. Infelizmente, hoje em dia a realidade dita que o Natal seja também sinónimo de outros excessos, de um consumo despropositado – muitas vezes, irrefletido – que tende a escurecer esta quadra alegre com um desperdício alarmante de bens e recursos. Foi por isso que a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) decidiu lançar a campanha-marca Demasia, para que todos nos recordemos de que existe outra opção no momento da decisão: não consumir.

 

Os gestos de carinho não precisam de estar embrulhados em quilómetros de papel com flocos de neve, pais-natais ou pinheiros, nem de se traduzir em compras desnecessárias que exacerbam um impacto para o planeta que pode ser evitado. Para sermos felizes e espalharmos a nossa felicidade, não temos de contribuir para aumentar a percentagem de resíduos que já produzimos nos restantes dias do ano. A véspera e dia de Natal representam o pico anual deste impacto e um peso adicional sobre o planeta, que se traduz em milhares de toneladas de lixo amontoado junto aos caixotes e em aterros. Será esta a visão que queremos na manhã seguinte?

 

Antes mesmo de recorrermos à tão necessária prática da reciclagem, existem outros comportamentos igualmente fáceis de pôr em ação, e cujas consequências podem ser muito benéficas, quer para a Natureza, quer para a carteira. Recusar, reduzir, reutilizar ou repensar, por exemplo, não trazem qualquer custo, bem pelo contrário, são reflexo de uma tomada de decisão em consciência e informada. A Demasia procura isso mesmo, informar sobre as consequências do consumo e apelar à sustentabilidade, sem que isso ponha em causa a qualidade das festividades. Por isso, aqui fica o convite: junte-se à campanha e ajude-nos a levar a Demasia à falência.

 

A campanha é resultado da colaboração entre a LPN e a Agência Antropia.

 

Vamos repensar os presentes

Vamos repensar os presentes

Vamos proteger a Natureza

Vamos proteger a Natureza

Vamos reduzir a quantidade de resíduos

Vamos reduzir a quantidade de resíduos

Vamos consumir de forma responsável

Vamos consumir de forma responsável

Vamos partilhar a Campanha

Vamos partilhar a Campanha

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt