Candidaturas abertas até 8 de fevereiro de 2024 - formulário AQUI

 

O Mares Circulares é uma iniciativa ibérica promovida pela Coca Cola e coordenada em Portugal pela LPN, que pretende sensibilizar os cidadãos para a problemática do lixo marinho, incentivando a economia circular, a sensibilização e formação ambiental e a promoção da cidadania ativa.

 

A LPN aliou-se ao projeto em 2019, integrando o mesmo como parceira e coordenadora a nível nacional. Esta iniciativa conta também com a parceria de várias outras entidades como a Chelonia e a Ecomar, e a colaboração de Instituições, Associações locais, Autarquias, Clubes de Vela, e outras ONG e Fundações.

 

Desde  2019, que esta iniciativa conta em Portugal com a participação de 11 autarquias base (Viana do Castelo, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Óbidos, Oeiras, Seixal, Setúbal, Grândola, Faro e Porto Santo), tendo o projeto sido alargado, de ano para ano, a todo o território nacional, contando já com mais de 35 municípios envolvidos, a participação de escolas do ensino básico (3º ciclo) e secundário e várias empresas e outras entidades que permitiram a formação/sensibilização a mais de 9000 pessoas, a participação de cerca de 7000 voluntários nas limpezas de praia e perto de 9 toneladas de resíduos recolhidos.

 

No âmbito do Mares Circulares são dinamizadas anualmente dezenas de ações de monitorização e limpeza em praias de todo o país. Por esta razão, a LPN pretende criar uma bolsa de monitores que colaborem nestas ações, sendo responsáveis pela sua dinamização e acompanhamento.


Procuramos pessoas motivadas e dinâmicas, com formação na área das ciências naturais, preferencialmente Biologia, Biologia Marinha, Engenharia do Ambiente, ou outras áreas relevantes, com interesse pela literacia do oceano e capacitação dos cidadãos. Este projeto dirige-se a adultos e alunos de 3º ciclo e secundário, pelo que a experiência com jovens e contacto com o público é valorizada.

 

Os monitores são remunerados pelas ações que implementam, no valor de 35€ por cada atividade de limpeza de praia e/ou monitorização (aproximadamente 2,5 horas) sendo que neste valor já se encontram contempladas ajudas de custo para deslocações. Além da remuneração, a LPN garante formação relativa ao projeto, nomeadamente como acompanhar as ações de limpeza e as monitorizações, podendo incluir uma formação prática (presença do monitor numa atividade com um elemento da LPN), conforme disponibilidade e ainda a emissão de um certificado de participação.

 

As candidaturas a monitor/a são feitas através do formulário AQUI. As candidaturas estão abertas até 8 de fevereiro de 2024.

 

Em caso de seleção será pedido um certificado do registo criminal limpo. O certificado pode ser pedido online em https://registocriminal.justica.gov.pt/, tendo o custo de 5€.

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt