O Mares Circulares está a trabalhar desde 2018 para ajudar a solucionar o enorme desafio da acumulação de resíduos nos mares. O nosso objetivo é reduzir o impacto da atividade humana nas nossas costas e passar de uma produção linear para uma circular.
Uma das principais linhas de ação do Mares Circulares é apoiar a investigação em ecoinovação e economia circular, razão pela qual, mais uma vez este ano, estamos a realizar a VI Edição Prémios Mares Circulares para Sartups e Projetos de Investigação, coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN), no qual estamos a atribuir prémios a projetos científicos e empresariais que ofereçam soluções para o problema do lixo marinho.
Esta modalidade é dirigida a pessoas, instituições ou organizações que pretendam implementar iniciativas empresariais ou consolidar start-ups que desenvolvam soluções para a problemática ambiental gerada pelos resíduos e pelo lixo marinho, numa perspetiva de economia circular. Contudo, procura-se promover o empreendimento e o estímulo de ideias inovadoras que ofereçam alternativas para reduzir o impacto dos resíduos sólidos em ambientes aquáticos, mares e costas de Portugal a curto, médio e longo prazo. Também se pretende estimular a criação ou consolidação de iniciativas que acrescentem valor ao uso de materiais ou metodologias que minimizem os impactos, que consigam uma melhor gestão dos resíduos e que reforcem o tecido socioeconómico e laboral, impulsionando oportunidades para fortalecer a transição para uma economia circular e uma maior sustentabilidade.
Esta modalidade é dirigida a instituições, organizações e pessoas dedicadas à investigação científica e à conservação dos recursos naturais na procura de soluções práticas para a problemática ambiental gerada pelos resíduos e pelo lixo marinho. Através de ações que aumentem o conhecimento sobre os seus impactos e, ao mesmo tempo, promovam oportunidades para uma redução da produção de resíduos, com uma perspetiva de circularidade e sustentabilidade, como, por exemplo, a melhoria na gestão e reciclagem de embalagens e resíduos, a inclusão de material reciclado em embalagens ou produtos, a produção de biomateriais, a criação de aplicações e metodologias, entre outros.
Será escolhido 1 projeto vencedor em cada categoria, sendo atribuído um prémio de 7000€ a cada projeto vencedor.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt