Restauro ecológico da Paisagem Mediterrânica, na Margem Esquerda do Guadiana.

 

Planeamento de uma iniciativa de restauro da paisagem mediterrânica, para a tornar mais natural, multi-funcional e resiliente

 

 

A Margem Esquerda do Guadiana, uma paisagem singular do sul de Portugal, com 250 mil hectares, inclui um raro mosaico de habitats mediterrânicos, que suporta alguns dos mais altos níveis de biodiversidade encontrados em qualquer agroecossistema cultural. Aqui, duas áreas da Rede Natura 2000 abrigam, cada uma, cerca de 100 espécies de importância ao nível Europeu, incluindo o lince-ibérico e a águia-imperial-ibérica, ambos globalmente ameaçados.


A intensificação e o abandono rural, no entanto, levaram à expansão de arbustos lenhosos e florestas menos diversas, e à perda do mosaico de habitat único característico desta área.


Com este projeto, planearemos o restauro da paisagem Mediterrânica, tornando-a mais natural, multifuncional e resiliente, e cujos habitats melhorados deverão abrigar comunidades mais completas de predadores, presas e necrófagos. Ao mesmo tempo, também se procurarão identificar formas de melhorar a qualidade de vida local com base em recursos naturais auto-sustentáveis e na promoção do turismo.

 

 

 

 

 

 

© Jose Pesquero

 

 

Promotor:

 

 

Parceiros:

     

 

 

Financiamento:

 

O Endangered Landscapes Programme (ELP, um programa de conservação de paisagens ameaçadas) é financiado pela Arcadia, um fundo de caridade de Lisbet Rausing e Peter Baldwin, e é gerido pela Cambridge Conservation Initiative (CCI), uma colaboração entre a Universidade de Cambridge e nove organizações internacionais focadas na conservação da biodiversidade.

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt