Conservação da Natureza Programa Lince Programa Castro Verde Sustentável Programa Florestas Projetos cofinanciados pela UE Outros Projetos Promover a Conservação dos Charcos Temporários no Baixo Alentejo Promoção da conservação das aves estepárias em Castro Verde (Aves das Estepes) EVOA Espaço de Visitação e Observação de Aves Projeto Valorização do Património Natural do Campo Branco Vedações amigáveis para a Abetarda Projeto Falco & Otis: Proteger o Peneireiro-das-torres e a Abetarda Dê uma nova casa ao Peneireiro-das-torres PRACTICE Ações de Recuperação e Prevenção para Combater a Desertificação Conservação e Restabelecimento do Francelho (Falco naumanni) na Região de Évora Histórico de Projetos

A LPN é um dos 6 parceiros do Espaço de Visitação e Observação de Aves

A LPN é um dos 6 parceiros do Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA), um projeto que pretende salvaguardar os valores avifaunisticos, disponibilizar e assegurar condições de visitação numa área priveligiada em termos de avifauna e criar um modelo auto-sustentável para a conservação da natureza.

 

Localizado no coração da mais importante zona húmida de Portugal, o estuário do Tejo, o EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves - permite que os visitantes conheçam e desfrutem do património único, existente entre a lezíria e o estuário do Tejo.

 

A LPN é parceira do EVOA, tal como a Aquaves, a Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Companhia das Lezírias e o Instituto de Conservação da Natureza e Floresta, através da Reserva Natural do Estuário do Tejo. 

 

No EVOA estão integradas três zonas húmidas de água doce, num total de 70 ha. Estas lagoas são muito importantes para as aves, sendo utilizadas como área de refúgio ou mesmo como local de nidificação. De modo a garantir a tranquilidade das aves e a maximizar a experiência e conforto na visitação, estão disponíveis três observatórios nas margens das lagoas, diversos pontos de observação camuflados e um Centro de Interpretação.

 

O Centro de Interpretação, para além de acolher os visitantes, convida-os a conhecerem a exposição permanente - EVOA, onde o mundo encontra o Tejo - e a participarem em diversas atividades complementares à observação de aves. 

 

Mas a experiência começa ao entrar na Lezíria Sul de Vila Franca de Xira: no contraste entre paisagens, na conjugação da tradição com a inovação e, é claro, na variedade de espécies que se alimentam ou refugiam nas valas, campos agrícolas e pastagens da lezíria, dando as boas vindas a todos os que percorrem este espaço fascinante!

 

Visite o site para mais informações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt