Designação do projeto | LUDO’ESTEPE – VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO EXTERIOR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO VALE GONÇALINHO
Código do projeto | ALT20-06-5141-FEDER-001128
Objetivo principal
Valorização e promoção do património natural e paisagístico, com a requalificação da antiga horta da Herdade do Vale Gonçalinho, como espaço exterior de ar livre associado ao Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho com as condições adequadas para apoiar a visitação na área classificada da ZPE de Castro Verde e Reserva da Biosfera da UNESCO de Castro Verde.
Região de intervenção | Baixo Alentejo
Entidade beneficiária | Liga para a Protecção da Natureza – Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho
Data da aprovação 18-11-2019
Data de início OUTUBRO 2020
Data de conclusão 31-12-2021
Custo total elegível | 49.938,00 Euros
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 42447,30 Euros
Financiamento privado | 7490,70 Euros
Objetivos, atividades e resultados esperados
Esta operação pretende alcançar os seguintes objetivos estratégicos:
ATIVIDADES
A intervenção prevista permitirá efetuar uma qualificação paisagística do espaço exterior do CEAVG, nomeadamente na área da antiga horta do monte, que passará a constituir-se como um Espaço Multi- atividades que aumentará as condições de fruição e lazer dos visitantes.
Neste espaço multi-atividades os visitantes irão dispor de novos recursos lúdicos para descobrirem a estepe cerealífera do Campo Branco e conhecerem os valores naturais que caraterizam este território do Baixo Alentejo, que vão complementar os já existentes no edifício do CEAVG.
As intervenções previstas incluem uma eira multi-atividades, um cantinho de plantas aromáticas, talhões exemplificativos da paisagem Estepária, requalificação dos poços para fins de sensibilização, um Circuito de Arborismo e uma área infantil com módulos inspirados nas espécies de fauna autóctone. Esta intervenção irá potenciar a exploração motora e sensorial, diversificando a oferta de atividades que promovem o conhecimento sobre a estepe cerealífera de Castro Verde e o contacto com a Natureza.
RESULTADOS ESPERADOS
Esta valorização aumentará o potencial do CEAVG no acolhimento dos visitantes, quer sejam turistas estrangeiros e nacionais de todas as idades, famílias e escolas, contribuindo-se assim para valorizar os recursos naturais desta Área de Elevado Valor Natural classificada como Rede Natura 2000 (ZPE de Castro Verde) e como Reserva da Biosfera da UNESCO de Castro Verde.
Fotografia de Rui Cunha
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
©2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt