Vem conhecer dez espécies de animais em vias de extinção no território português!

Em parceria com a Liga para a Protecção da Natureza, a COMPAL lança a edição de colecionismo Compal Essencial Kids – Espécies Ameaçadas, para promover a conservação de dez espécies de animais, em vias de extinção no território português junto dos mais novos.

 

Ao abrigo desta parceria iremos promover:

  • Uma campanha de sensibilização em Portugal continental para a conservação destas dez espécies, através de ações  pedagógicas nas escolas de Norte a Sul do país.
  • Desafio nacional sobre espécies ameaçadas aliando as embalagens às artes plásticas.

 

Esta edição de colecionismo Compal Essencial Kids – Espécies Ameaçadas estará disponível até ao verão de 2023 e visa focar dez espécies de animais em vias de extinção que fazem do território português e das águas nacionais o seu habitat natural:

 

 

 

Todos os seres vivos têm o seu lugar e função na Natureza contribuindo para o equilíbrio de todo o ecossistema. Cabe a todos nós preservarmos este equilíbrio começando por assegurar que as práticas do nosso dia-a-dia sejam feitas de forma responsável.

 

A destruição de habitat e a interferência das nossas ações no meio ambiente são as principais ameaças que são transversais a todas as espécies e que consequentemente podem levar ao declínio destas ou até mesmo à sua extinção.

 

Todos nós podemos fazer parte da mudança deste cenário!

 

Por forma a garantir a salvaguarda dos nossos recursos naturais, a LPN disponibiliza medidas a tomar para quando nos deparamos com situações na Natureza para as quais não sabemos como agir corretamente. Consulte as nossas Dicas Úteis.

 

 

   

 

 

 

Saiba mais sobre as espécies   

 

 

    

 

 

   

 

 

   

 

 

   

 

 

 

   

 

 

 

As Categorias e Critérios da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) destinam-se a ser um sistema fácil e amplamente compreendido de classificação de espécies em alto risco de extinção global. O Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) define o estatuto de ameaça das espécies de vertebrados que utilizam o território nacional.

 

 

Estatutos de Ameaça

  • Não Aplicável, NA (Not Applicable)
  • Informação Insuficiente, DD (Data Deficient)
  • Pouco Preocupante, LC (Least Concern)
  • Quase Ameaçada, NT (Near Threatened)
  • Vulnerável, VU (Vulnerable)
  • Em Perigo, EN (Endangered)
  • Criticamente em Perigo, CR (Critically Endangered)
  • Extinto na Natureza, EW (Extinct in the Wild)
  • Extinto, EX (Extinct)

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt