Somos diariamente colhidos numa avalanche de notícias que atravessam todos os sectores, ganhado particular destaque os que desencadeiam, por diferentes motivos, reações por parte dos destinatários.

 

Polémicas, casos polémicos e sensacionalismos à parte, o ambiente tem vindo a conquistar um importante espaço nos meios noticiosos, com amplos benefícios para todos. Face a um maior reconhecimento da existência e impactos da crise de perda de biodiversidade e climática, estamos a assistir a um movimento crescente de participação e tomada de posição da sociedade em matéria de ambiente, quer a nível nacional quer internacional, e com espectro transgeracional, embora mais enfático nas camadas mais jovens.

 

Importa assim perceber qual a contribuição das notícias para este movimento e como, por exemplo, se posicionam as peças sobre ambiente perante outros temas. Os portugueses estão efetivamente mais despertos e reativos para o ambiente? Estará este eventual reforçado interesse – esta nova procura – a estimular uma maior oferta por parte dos media? Que papel têm desempenhado, e poderão vir a desempenhar, os media na promoção de uma sociedade mais informada e mais crítica em matéria de ambiente?

 

A procura dos portugueses pelas notícias do ambiente” será o primeiro tema levantado numa mesa-redonda na Semana do Jornalismo de Ambiente, na segunda-feira, 23 de maio. A sessão contará com um painel diversificado, com representantes de media de nicho, associados à conservação da Natureza e ambiente, e generalistas de âmbito nacional.

 

 

 

   

 

António Granado                Carla Tomás

 

 

 

   

 

 

Helena Freitas                     Rita Novais

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