Somos diariamente colhidos numa avalanche de notícias que atravessam todos os sectores, ganhado particular destaque os que desencadeiam, por diferentes motivos, reações por parte dos destinatários.
Polémicas, casos polémicos e sensacionalismos à parte, o ambiente tem vindo a conquistar um importante espaço nos meios noticiosos, com amplos benefícios para todos. Face a um maior reconhecimento da existência e impactos da crise de perda de biodiversidade e climática, estamos a assistir a um movimento crescente de participação e tomada de posição da sociedade em matéria de ambiente, quer a nível nacional quer internacional, e com espectro transgeracional, embora mais enfático nas camadas mais jovens.
Importa assim perceber qual a contribuição das notícias para este movimento e como, por exemplo, se posicionam as peças sobre ambiente perante outros temas. Os portugueses estão efetivamente mais despertos e reativos para o ambiente? Estará este eventual reforçado interesse – esta nova procura – a estimular uma maior oferta por parte dos media? Que papel têm desempenhado, e poderão vir a desempenhar, os media na promoção de uma sociedade mais informada e mais crítica em matéria de ambiente?
“A procura dos portugueses pelas notícias do ambiente” será o primeiro tema levantado numa mesa-redonda na Semana do Jornalismo de Ambiente, na segunda-feira, 23 de maio. A sessão contará com um painel diversificado, com representantes de media de nicho, associados à conservação da Natureza e ambiente, e generalistas de âmbito nacional.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt