Roteiros de Biodiversidade e Geodiversidade na Região Autónoma da Madeira

Local:

Madeira

 

Data:

de 14 a 18 de abril

 

Horário:

dia 14: das 10h30 Às17h30| restantes dias: das 9h00 às 13h00 e 14h00-17h00

 

Duração:

35h

 

A Biodiversidade e a Geodiversidade assumem ainda funções de proteção dos solos, regulação de recursos hídricos, defesa contra a erosão eólica e hídrica, proteção microclimática, proteção e segurança ambiental e funções estruturantes quer da própria floresta, quer do território em geral. In ENEA 2020.

 

A Região Autónoma da Madeira detém uma elevada riqueza Natural. Com esta ação pretende-se divulgar o seu património e fomentar nos professores a atualização de conhecimentos de forma a construir e desenvolver ações em campo, reforçando os princípios e eixos temáticos da ENEA2020, no que se refere a uma Educação Ambiental sustentável em Portugal. A preocupação de promover a literacia científica dos jovens e desenvolver a articulação da teoria com a prática - com saídas de campo na natureza - é patente como uma concepção de unidade e está presente na atual reforma curricular do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário.

 

 

Formadora

Clarisse Ferreira  - Bióloga Marinha, Doc. de Bio e Geologia.

 

Convidados

Doutor António Brum – geólogo- FCUL;
Doutor Mário Cachão, Paleontólogo, FCUL; Doutor Miguel Sequeira - UMA

 

Calendarização

Mód. I–Levada do Norte/Folhadal/Ponta de São Lourenço

  • Promover a conservação e proteção da Bio e Geodiversidade da Ilha da Madeira;
  • Sensibilizar para a proteção da floresta da Laurissilva-Património da Humanidade;
  • Conhecer a geologia, habitats do PNM e rede natura2000;
  • Integrar geocronologicamente a formação da Ilha;
  • Explorar guias de campo da fauna e flora, cartas: geológicas e topográfica, pósteres, dispositivos científico-didáticos;
  • Identificar perturbações naturais e antrópicas nos habitats.

 

Mód. II –Caldeirão Verde/Jardim Botânico

  • Promover a conservação e proteção da Biodiversidade e Geodiverdidade da Ilha da Madeira; Sensibilizar para a proteção e conservação da floresta da Laurissilva - Património da Humanidade;
  • Conhecer a geomorfologia, geologia, habitats do PNM e rede natura2000;
  • Explorar guias de campo da fauna e flora, pósteres;
  • Identificar perturbações naturais e antrópicas nos habitats;
  • Conhecer os grandes grupos paleobiogeográficos predominantes na flora.

 

Mód. III-Passeio de Barco/Praia de Porto Santo

  • Conhecer a origem das areias biogénicas fósseis da praia do Porto Santo;
  • Compreender a formação da praia e a sua evolução a partir da “super-praia” Eemiana; Interpretar cartas náuticas e reconhecer a morfologia da totalidade do edifício vulcânico, da sua morfologia e plataforma insular a partir de impressões 3D;
  • Explorar a carta geológica, carta topográfica, pósteres, dispositivos científico-didáticos;
  • Conhecer as estruturas sedimentares litorais e a geomorfologia da Ilha;
  • Integrar geocronologicamente a formação da Ilha de Porto Santo;
  • Sensibilizar os participantes para os problemas da sustentabilidade ambiental através dos recursos hidrológicos (dessalinizadora), gestão de efluentes (ETAR + Golf) e mitigação do incremento em CO2 (Produção de Microalgas).

 

Mód. IV-Pico de Ana Ferreira/Morenos/Zimbralinho

  • Compreender a geologia e geomorfologia do local;
  • Reconhecer a importância dos geossítios em geral e em particular os da saída de campo;
  • Identificar in situ a formação das diferentes rochas vulcânicas: Basalto e Mugearito de acordo com a série de Bowen;
  • Caracterizar as estruturas geológicas resultantes de fenómenos vulcânicos, paleossolos, rizoconcreções e eolianitos;
  • Explorar guias de campo da fauna e flora, cartas: geológicas topográficas, pósteres, dispositivos científico-didáticos.

 

Módulo V-Ilhéu de Cima/Calhau da Serra de Fora-Lombinhos

  • Compreender a geologia e geomorfologia do Ilhéu de Cima/Calhau da Serra de Fora;
  • Reconhecer a importância dos geossítios em geral e em particular os da saída de campo;
  • Identificar in situ a formação das diferentes rochas vulcânicas ácidas (Traquito e Riólito) de acordo com a série de Bowen ou outro processo de diferenciação magmática;
  • Caracterizar as estruturas geológicas resultantes de fenómenos magmáticos vulcânicos e a formação de terraços marinhos e eolianitos;
  • Situar cronostratigraficamente os eventos geológicos e os níveis fossilíferos observados.

 

 

Nota: Ação de Formação acreditada para efeitos de progressão na carreira docente do Grupo Disciplinares 230, do 2ºCiclo do Ensino Básico e dos Grupos 420, 520 e 560 dos Ensinos Básico (3ºCiclo) e Secundário, ao abrigo disposto no artº 5 e nº3 do art. Nº14 do Regime Jurídico da Formação Contínua.

 

 

Valor da inscrição a anunciar brevemente

 

 

Caldeirão Verde | Dactylorrhyza foliosa | Praia de Porto Santo

 

 

Ilheu de Cima – Cabeço das Laranjas | Echium nervosum | Pico Ana Ferreira

 

 

Fotografias cedidas pelo Professor Miguel Sequeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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  • A realização das ações de formação está sujeita a um número mínimo de inscrições;
  • É possível a modificação da data de realização das ações de formação de acordo com a disponibilidade dos participantes, sendo, neste caso avisados todos os inscritos.

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  • Até 10 dias úteis antes da data de início da ação de formação, haverá lugar a reembolso total (quando aplicável);
  • Até 3 dias úteis a organização reserva-se ao direito de reter 50% do pagamento efetuado;
  • Após essa data, não será efetuado reembolso.

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