2019

Decorrerá de 14 a 16 de novembro, em Castro Verde, o Seminário Final do LIFE Imperial que reunirá um conjunto alargado de especialistas internacionais sobre a conservação da Águia-imperial e de outras aves de rapina.

 

O Seminário “Conservação de Aves de Rapina”, organizado pela LPN – Liga para a Protecção da Natureza e pela Câmara Municipal de Castro Verde no âmbito do Projeto LIFE Imperial, e que conta com o apoio da Associação Sénior Castrense e do Hotel “A Esteva”, pretende ser um encontro internacional sobre a conservação da Águia-imperial e outras grandes águias e abutres. O seminário, que decorrerá no Cineteatro Municipal de Castro Verde, visa a divulgação dos resultados obtidos no âmbito deste Projeto e a troca de conhecimentos e de experiências internacionais, relativas às diversas espécies, que permitirão uma conservação mais eficiente das aves de rapina, particularmente as grandes águias e os abutres, e do seu habitat.

 

O evento incluirá sessões plenárias, apresentações orais e pósteres sobre os seguintes tópicos:

  1. Conservação de aves de rapina incluindo medidas de gestão de habitat
  2. Seguimento remoto e conservação de aves de rapina
  3. Tratamento e recuperação de aves de rapina
  4. Linhas elétricas e o perigo de eletrocussão
  5. Uso ilegal de venenos
  6. Educação, sensibilização e envolvimento de partes interessadas
  7. Outros temas relevantes para a conservação das aves de rapina

 

Os oradores convidados são Fernando González, diretor do Hospital de Fauna Selvagem do GREFA (Madrid, Espanha); Miguel Ferrer, professor investigador do Conselho Nacional de Pesquisa de Espanha (CSIC) e presidente da Fundação Migres (Doñana, Espanha); José RafaeI Garrido, técnico do Governo Regional da Andaluzia e um dos responsáveis pela implementação do Plano de Ação da Águia-imperial-ibérica nesta comunidade autónoma (Andaluzia, Espanha); Márton Hórvath, gestor da conservação de espécies da MME BirdLife Hungary e coordenador da conservação da Águia-imperial-oriental na Hungria (Hungria), e Eunice Sousa, bióloga doutorada em comunicação e disseminação da ciência (Portugal).

 

Para além dos conteúdos mais científicos, este Seminário incluirá uma tertúlia sobre o desenvolvimento do LIFE Imperial, no dia 14 a partir das 18h00, aberto ao público e direcionada a todos os interessados em saber um pouco mais sobre a conservação da águia-imperial-ibérica. Após este momento, será realizada uma homenagem aos membros da rede de custódia “Guardiões da Águia-imperial” que têm apoiado a conservação desta espécie das mais variadas formas.

 

A parte técnica deste Seminário destina-se a investigadores, biólogos, veterinários, estudantes, autoridades e público em geral. O idioma principal do Seminário será o português, sendo que algumas comunicações serão em inglês ou espanhol.

 


No website do Projeto LIFE Imperial (https://lifeimperial.lpn.pt/pt/seminario) ou na página do evento no Facebook (https://www.facebook.com/events/2126593167439494/) encontram-se disponíveis todas as informações (em português e em inglês), incluindo sugestões de alojamento, informações “Como chegar” e muito mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRE A ÁGUIA-IMPERIAL-IBÉRICA (Aquila adalberti)
Atualmente nidifica exclusivamente na Península Ibérica. A espécie sofreu um grande declínio que culminou com o desaparecimento da população reprodutora em Portugal entre finais da década de 1970 e inícios da década de 1980. Apenas em 2003 se voltou a confirmar um casal nidificante e desde então têm vindo a colonizar lentamente o território nacional, apresentando o estatuto de conservação de “Criticamente em Perigo”. Em 2019 a população nacional foi de 17 casais divididos pelas regiões da Beira Baixa, Alto Alentejo e Baixo Alentejo.

 

SOBRE O PROJETO LIFE IMPERIAL
O Projeto LIFE Imperial (LIFE13 NAT/PT/001300) é um projeto coordenado pela LPN e conta com 7 beneficiários associados nacionais e espanhóis, sendo financiado a 75% por fundos comunitários do Programa LIFE da União Europeia. O LIFE Imperial tem por objetivo assegurar o aumento da população de Águia-imperial em Portugal, e consequentemente da população global, através da redução das ameaças que afetam o eficaz estabelecimento de casais em Portugal, orientando a sua atuação de modo a garantir que o retorno natural da espécie a Portugal possa ser consolidado de forma sustentável e duradoura.

 

Saiba mais em www.lifeimperial.lpn.pt.

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt