2º Workshop dedicado às Áreas Marinhas Protegidas

Após o primeiro workshop, onde se identificaram e discutiram os indicadores de monitorização candidatos, obteve-se uma lista final de 132 indicadores. Esta lista foi posteriormente classificada com base nos critérios definidos.


Foi neste contexto que se realizou, no passado dia 16, o segundo workshop de indicadores de monitorização de áreas marinhas protegidas, uma tarefa conjunta de 3 projetos: MARSW e Inforbiomares (onde a LPN é a beneficiária) e OMARE. Reduzir, editar e validar esta lista de indicadores foi o objetivo deste II workshop.


O Inforbiomares é um projeto de monitorização da biodiversidade marinha das áreas classificadas da Arrábida, contando com equipas do CCMAR – Universidade do Algarve e ISPA-MARE.  Tem como metas a recuperação de populações de florestas marinhas de grandes algas, ervas marinhas e corais e desenvolver uma estratégia de comunicação que siga a missão e os objetivos das áreas protegidas nacionais e das políticas da União Europeia para a ciência.


O projeto MARSW, dedicado ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), pretende caracterizar o estado dos habitats e espécies marinhas do PNSACV. O trabalho desenvolvido pelas equipas do CCMAR – Universidade do Algarve e MARE da Universidade de Lisboa e da Universidade de Évora é fundamental para a gestão do PNSACV que tem como objetivo a conservação da biodiversidade marinha e dos seus habitats.


O projeto OMARE procura criar um programa de monitorização e sistema de informação da biodiversidade marinha do Parque Natural do Litoral Norte, contando com equipas da Universidade do Minho e tendo a Câmara Municipal de Esposende como parceiro estratégico.


Neste evento estiveram reunidos cerca de 30 peritos em conservação marinha, de todas as instituições envolvidas, do ICNF e do CIIMAR – Universidade do Porto, para definir os indicadores que deverão ser utilizados no futuro para permitir avaliar o impacto e verificar a eficácia das áreas marinhas protegidas em Portugal.

 


Links entidades: ICNF, LPN, Câmara Municipal de Esposende, CCMAR, CIIMAR, ISPA-MARE, Universidade Évora - MARE, Universidade Lisboa - MARE, Universidade do Minho.

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt