Celebra-se hoje, dia 14 de junho, o 5º Aniversário da Classificação de Castro Verde como Reserva Mundial da Biosfera, pela UNESCO.
Para assinalar a data, Castro Verde promove um conjunto de iniciativas que se distribuem pelos dias 14 e 28 de junho:
Dia 14 de junho | Centro de Artes e da Viola Campaniça (CAVC)
Dia 28 de junho | Fórum Municipal
A 14 de junho de 2017, em Paris, Castro Verde passou a integrar a Rede Mundial de Reservas da BIOSFERA da UNESCO. Esta classificação surgiu como um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos últimos 25 anos no concelho de Castro Verde na preservação de um “Ecossistema Humanizado de Elevado Valor Natural”, onde a agricultura tem desempenhado um papel fundamental, com resultados ao nível da preservação da biodiversidade e dos valores naturais, culturais e paisagísticos, que conferem ao concelho de Castro Verde uma diversidade única e específica.
A classificação de Castro Verde como Reserva da Biosfera da UNESCO teve por base os valores naturais e culturais que estão intrinsecamente ligados a Castro Verde, desde a conservação das aves estepárias e o seu habitat através das boas práticas agropecuárias que promovem a sua proteção até à preservação do património edificado e imaterial, como é o caso do cante alentejano e da viola campaniça.
Desde a classificação do Concelho de Castro Verde a Reserva da Biosfera da UNESCO a 14 de junho de 2017, a LPN integra o Conselho de Gestão, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde e a Associação de Agricultores do Campo Branco, sendo responsável pela governação desta Reserva da Biosfera.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt