O mês de junho foi o palco de uma ação de formação de professores no território do Aspirante Geoparque Oeste, com a participação de vários professores e de cidadãos interessados nesse rico território que engloba 6 municípios: Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, com uma área total de 1154 km2.
Nesse contexto, tendo como missão dinamizar a educação ambiental, de conhecer para valorizar o território e proporcionar ferramentas didáticas para que os professores realizem saídas de campo, o Centro de Formação da LPN em parceria com o Aspirante Geoparque Oeste e a Sociedade de História Natural proporcionaram uma ação de formação de saída de campo com a duração de 6 horas.
Acompanhados dos formadores Bruno Camilo da Sociedade de História Natural e Bruno Pereira da Associação Aspirante Geoparque Oeste foram visitados alguns pontos de interesse didático e de turismo científico, nomeadamente no Jurássico da Praia de Santa Cruz, níveis marinhos da Praia Azul e geodinâmica do troço do Alto da Vela, Praia de Paimogo (jurássico superior) – Lourinhã e o estratotipo da Ponta do Trovão (Jurássico inferior).
Um Geoparque Mundial da Unesco é um território bem delimitado, detentor de um notável Património Geológico aliado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável, que tem como pilares principais a Geoconservação, a Educação para o desenvolvimento Sustentável e o Turismo. Nesse âmbito o processo de candidatura do Aspirante Geoparque Oeste resulta da sua enorme riqueza e diversidade das suas paisagens geológicas, pretendendo-se com base nos seus recursos endógenos, entre os quais o seu património natural que os seus habitantes beneficiem duma estratégia de desenvolvimento sustentável.
Trata-se de uma das zonas mais ricas do mundo com achados fósseis do Jurássico Superior, onde foram descobertas 200 novas espécies de vários animais, entre os quais 12 espécies de dinossauros. com nomes de localidades do Oeste em mais de 70 geossítios identificados e caracterizados, abarcando temáticas tão diferentes como a Dinâmica Costeira, Paleontologia, a Geomorfologia, a Tectónica Salina, Registo Geológico ou os Recursos Geológicos.
Fotografias de Vanessa Simões.
Do inquérito efetuado aos participantes após a ação de formação, verificou-se uma excelente avaliação que a consideraram, na sua grande maioria, como totalmente satisfeitos (70% ficaram totalmente satisfeitos(as) e 30% muito satisfeitos(as), sem que houvesse uma resposta que a considerasse satisfeito, pouco satisfeito ou insatisfeito.
A ação de formação permitiu aos participantes através da observação e interpretação direta dos locais visitados proporcionar ferramentas pedagógicas, recursos úteis e diversificados aos professores para que possam realizar atividades e saídas de campo nesse rico território com os seus alunos.
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