A LPN marca presença no seminário nacional Eco-Escolas

Nos dias 17 e 18 de janeiro, a LPN esteve presente através do professor destacado Jorge Fernandes no Seminário Nacional Eco-Escolas, realizado em Torres Novas.

 

Organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) em parceria com o município de Torres Novas, o seminário foi dirigido essencialmente a professores(as) Eco-Escolas, técnicos dos municípios e aos profissionais de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

 

O Eco-Escolas é um programa internacional reconhecido pela UNESCO como a maior rede de educação para a sustentabilidade do mundo, adotado atualmente em 82 países e conta com 28 anos a nível nacional, em 250 municípios e 2046 escolas inscritas.

 

O evento decorreu no Teatro Virgínia, nos Bombeiros de Torres Novas e na Escola Secundária Maria Lamas tendo sido composto por palestras, workshops, fóruns e uma Eco-Mostra, que consiste numa feira de ambiente e sustentabilidade que contou com a presença de várias entidades do sector, exposições e desafios. 

 

No primeiro dia do Seminário, durante a manhã, após a sessão das boas vindas no qual foi mencionado o papel relevante dos professores em mobilidade estatutária nas Organizações Não Governamentais do Ambiente (ONGA`s), foram distinguidas 161 das 194 Eco-Escolas, que receberam os respetivos Diplomas de Qualidade e Excelência que traduzem o bom trabalho realizado enquanto Eco-Escola nos últimos anos, aferido pelos elementos que auditaram a escola.

 

O Seminário apresentou uma agenda diversificada, destacando-se as boas práticas ambientais e incluiu painéis de discussão sobre biodiversidade, alterações climáticas, redesenho de recreios escolares para a educação ambiental, Economia Circular e boas práticas de sustentabilidade efetuadas pelas escolas.

 

Na parte da tarde foram também realizados workshops práticos e apresentações de projetos inovadores tais como o projeto Zambujal 360 ou o projeto Biodiversidade na Minha Escola que conta com a participação do GTEAS – Grupo de Trabalho de Educação para a Sustentabilidade (Grupo de trabalho criado através de um protocolo entre o Ministério da Educação e o Ministério do Ambiente em 2005, e formalizado por um despacho em 2009, que  tem como principal objetivo apoiar e promover projetos de educação ambiental para a sustentabilidade em diversos níveis: local, regional e nacional e que tem na sua composição a Direção Geral de Educação, DGEsT – Direção geral dos estabelecimentos Escolares, APA – Agência Portuguesa do Ambiente, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, e os professores em mobilidade estatutária nas  ONGA`s.).

 

No sábado, dia 18 na Escola Secundária Maria Lamas foram efetuados diversos workshops, sendo que o WorkshopRaízes da Sustentabilidade Solos e Floresta foi dinamizado pelo professor Jorge Fernandes da LPN, registando uma ampla participação em duas sessões. Nesse workshop e após uma apresentação do papel crucial da LPN na Conservação da Natureza, da importância que constitui a realização nos espaços de recreio e saídas de campo pelas escolas e de se ter um solos saudável para se ter uma floresta saudável,  os formandos tiveram a possibilidade de realizar atividades práticas experimentais, relacionadas com a conservação e avaliação da qualidade do solo, observando os “engenheiros do ecossistema” – as minhocas e identificar algumas árvores e arbustos no recreio da escola através das tecnologias móveis. Seguidamente, a título de exemplo mediu-se o perímetro e o diâmetro à altura do peito (DAP) de um sobreiro na escola, para que mais tarde os formandos possam também consultar os benefícios que essa árvore traz para o ecossistema recorrendo a uma aplicação móvel fornecida.

 

A participação neste Seminário para além de proporcionar uma atualização de conhecimentos aos participantes foi fundamental pois permitiu uma partilha de experiências, o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas e a reflexão crítica sobre os problemas ambientais contemporâneos, por forma a capacitar os professores para abordarem a Educação Ambiental de forma mais eficaz na construção de um futuro mais sustentável.

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