A LPN na escola secundária Cacilhas-Tejo

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o departamento de Biologia- Geologia em parceria com o BECRE-Biblioteca Escolar, no seu programa “Encontros” da Escola Secundária Cacilhas-Tejo, a LPN esteve presente através do professor destacado Jorge Fernandes para efetuar uma sessão/palestra que decorreu no auditório da biblioteca da escola.


A convite da professora Egídia Azevedo que tem participado em algumas das saídas de campo/ações de formação da LPN, a sessão sobre “Os Desafios da educação Ambiental”  foi aberta a toda a comunidade educativa  e teve uma excelente participação com a sala totalmente preenchida.


O programa iniciou-se com uma visita à escola orientada pela professora constatando-se as dinâmicas internas da escola nomeadamente os diversos quadros, posters, maquetes e cartazes sobre a temática do ambiente bem como de outros temas interligados e transversais como sejam os dos Direitos Humanos. Destaque para as excelentes áreas exteriores da escola, com canteiros de plantas aromáticas, com exemplos de reutilização (exemplo de um sofá transformado num canteiros com plantas). Embora os solos da escola sejam constituídos por solos arenosos, constituintes de rochas do Miocénico, os professores desejavam ainda melhorar mais o espaço exterior e torná-lo num lugar para a educação ambienta embora para isso seja necessário uma estratégia integrada de envolvimento  da escola, comunidade educativa, município e outras entidades.


A sessão iniciou-se com as apresentações da professora Egídia Azevedo e do professor Migeul Almeida responsável pela Biblioteca Escolar e autor de diversos livros sobre a temática ambiental. Na intervenção do professor destacado para além da divulgação dos projetos e da intervenção da LPN ao longo da sua história, foram mencionados alguns desafios para a educação ambiental como sejam os riscos cada vez maiores para na saúde e ambiente resultantes da globalização, da exploração insustentável de recursos naturais, da destruição do património cultural e natural, da crise de valores, cidadania e identidade. Com ênfase para a necessidade de se combater a pobreza e a dignidade humana - aspeto determinante para uma sociedade mais justa em que as pessoas se sintam mais felizes, foi salientado a necessidade do aumento da participação de todos, não só individualmente, como coletivamente e o reforço das associações de ambiente e do seu papel na educação ambiental.


Saliente-se ainda o interesse dos participantes nas questões abordadas e a forma como a LPN foi recebida pelos professores Egídia Azevedo e Miguel Almeida.

 

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt