Foi com agrado que registámos a inscrição da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto no Projeto Despertar para a Natureza. Foram contempladas as diferentes etapas que permitiram que as atividades de trabalho de campo fossem bem preparadas e adequadamente exploradas.
Nesta ação atendeu-se aos diferentes passos metodológicos com uma planificação cuidada para que uma saída de campo cumpra os objetivos como elemento integrante nos processos de ensino/aprendizagem. Essa planificação incluiu processos de antes, durante e após a saída de campo o que segundo Orion (1993) permite superar o obstáculo existente entre a teoria, a explicação e a prática. Assim efetuaram-se as seguintes etapas:
São esses passos metodológicos que os professores da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto seguiram e estão a efetuar sequencialmente. Após a escolha da área de estudo -na Arriba Fóssil da Costa da Caparica- Mata dos Medos, contactou-se o ICNF da Paisagem Protegida da Costa da Caparica para colaborar na orientação da atividade de trabalho de campo prevista. E assim no dia 1 de fevereiro, os professores Filomena Mira, Clementina Susana, o professor Jorge Fernandes destacado na LPN e Teresa Morais do ICNF dirigiram-se ao ponto de partida no miradouro do Zimbral na Mata dos Medos para efetuarem um percurso experimental escolhendo o roteiro, as atividades de trabalho de campo e os assuntos a abordar com os alunos do 7º 2ª.
Após a saída experimental deu-se o conhecimento da área e do roteiro da saída de campo. Assim, no dia 8 de fevereiro apresentou-se aos alunos e professores no auditório da biblioteca os projetos da LPN efetuando-se o enquadramento natural da área da saída de campo a realizar.
Com um número adequado de alunos por professor acompanhante, chegou o desejado dia 16 de fevereiro data da saída de campo programada.
O dia da saída estava de nevoeiro e com alguma chuva mas isso não foi obstáculo para se iniciarem as atividades com entusiasmo. Após a introdução com a consulta do mapa da área a visitar, a técnica Teresa Morais aplicou diversas atividades de trabalho de campo iniciadas com uma ação pedagógica demonstrativa de que os elementos Ar, Água, Solo e Seres Vivos estão inter-relacionados.
Depois dessa atividade fez-se uma caminhada pelos valores naturais no topo da arriba fóssil da Costa da Caparica. Salientavam-se no caminho entre os zimbrais e pinhais, as inúmeras plantas aromáticas e espécies como o espinheiro-negro, a aroeira, o medronheiro, o carrasco, a sabina das praias entre outras.
Seguidamente, efetuou-se uma outra atividade de grupo em que os alunos teriam de fazer valer os seus argumentos para justificar a possibilidade do benefício da introdução de uma planta existente na Mata dos Medos, num outro planeta com as mesmas caraterísticas ambientais. Após a leitura e estudo da planta salientou-se o empenho de cada grupo na defesa da sua planta.
Posteriormente fez-se mais uma caminhada com períodos de atividades de relaxamento até a um miradouro onde se avistava com uma paisagem deslumbrante sobre as praias, o cordão dunar, planície litoral da Costa da Caparica, serra da Arrábida e serra de Sintra. Aqui foi efetuada uma história aos alunos sobre a Geologia da região, uma explicação sobre o processo de formação das dunas e a importância da sua proteção.
Já de volta para o autocarro pelos “corta ventos” e trilhos pelos pinhais e zimbrais cheios de líquenes, cogumelos e de vestígios de atividade de diversos animais (coelhos, cães infelizmente abandonados) percebeu-se que os alunos estavam satisfeitos com mais uma ação incluída no Projeto Despertar para a Natureza e que terá ainda continuidade com a exploração das temáticas abordadas e o visionamento dos vídeos /fotos tirados para posterior apresentação.
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