Ação de compostagem e vermicompostagem doméstica

No dia 24 de fevereiro os alunos do CEF T4 de Cozinha do Centro de Formação de Benfica realizaram na sede da LPN uma atividade prática sobre a temática da compostagem e vermicompostagem doméstica.


Após uma pequena introdução teórica pelo professor destacado na LPN para realçar a importância do solo como valor ecológico e a vantagem da compostagem e da utilização das minhocas de compostagem evidenciou-se as diferenças entre os dois processos assinalando-se as vantagens e desvantagens da compostagem em relação à vermicompostagem doméstica.


Em seguida, no jardim da LPN foi possível observar a forma correta de montagem e manutenção dos vermicompostores tendo os alunos e professores participado de forma ativa na ação.

 

As atividades de promoção da compostagem e da vermicompostagem doméstica nas escolas possibilitam práticas sustentáveis transformando os resíduos orgânicos, que compõem grande parte dos resíduos que produzimos, em húmus, um fertilizante natural contribuindo para o incremento das hortas pedagógicas e da agricultura biológica.


Face ao nosso crescente consumo de recursos naturais, de aumento das emissões que continuam a crescer de Carbono é necessário um maior empenho e contributo de todos nós de todos nós. Para  se alcançar a economia circular, a educação tem um papel fundamental para a mudança cultural necessária, pois o resíduo na natureza não existe visto que os materiais biológicos são compatíveis com os ciclos naturais.

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt