No dia 5 de janeiro, em modalidade virtual, ocorreu a ação de formação para professores - Forum Participativo – Educação Ambiental para a Geoconservação e Património Geológico na CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, organizada pelo Centro de Formação da LPN e que contou com uma ampla participação de professores e técnicos de educação e ambiente e investigadores.
A organização dessa ação surgiu na sequência de uma série de ações de formação, saídas de campo e projetos com professores, jovens e público em geral que a LPN tem desenvolvido, no âmbito da Educação Ambiental e que contempla as temáticas da Geodiversidade e Biodiversidade, não só nas áreas do Sistema Nacional de Áreas Classificadas, como também, em zonas urbanas. Essas ações, contam com a participação de dinamizadores especialistas, promovendo e divulgando o Património Natural, com a finalidade de se contribuir para a criação de uma cultura de território.
A ação de formação contou com a dinamização dos formadores dos Geoparks Mundiais da Unesco Portugueses (Geopark Naturtejo, Arouca Geopark, Açores Geoparque, Geopark Terras de Cavaleiros e Estrela Geopark), e também, com a participação internacional, através do Araripe Geopark (Sul do Ceará) do Brasil, que foi o primeiro Geoparque Mundial da Unesco a ser constituído na América do Sul.
A ação de formação teve o formato de Forum Participativo, tendo como convidados, professores que partilharam os seus projetos e atividades nos territórios dos Geoparks, mostrando como as escolas em sinergia com os Geoparks, podem contribuir para a Conservação da Natureza, designadamente no seu contributo para a conservação e valorização do Património Geológico na Comunidade dos Países da Língua Portuguesa.
O conceito de Geoparque surgiu a partir de um programa da Divisão de Ciências da Terra da Unesco, visando a geoconservação de áreas de excecional interesse para o conhecimento da história da Terra. A geoconservação permite a manutenção não só do valor estético e científico dos territórios dos geoparques, mas também possui significado ao nível do património cultural e educativo, ligando-se à Conservação da Natureza. Os objetivos dos Geoparques ao contribuir para a preservação do Património Natural nos seus territórios, numa ótica de desenvolvimento sustentável, vêm ao encontro dos objetivos das ações e projetos que a LPN desenvolve, no sentido de se criar uma cultura de valorização do território.
Nas apresentações efetuadas divulgou-se exemplos de projetos, experiências científicas e educativas, de know-how, efetuadas pelos Geoparks e Escolas. Trilharam-se variados percursos, demonstrando a importância que os Geoparks assumem, não só, no processo de inventariação e conservação dos geossítios, mas também, no ensino e divulgação das Geociências, da interdependência entre a geodiversidade com a biodiversidade, integrando a natureza na cultura numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.
Ao destacar o valor educacional dos Geossítios, bem como a necessidade da sua proteção e divulgação, o Centro de Formação Ambiental da LPN realizou esta ação que se enquadra na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 e nos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A ação de formação foi ainda uma oportunidade de intercâmbio entre os geoparques com a experiência de todos eles envolvidos, servindo de mote para a divulgação dos territórios dos aspirantes a Geoparques ao selo da UNESCO, que a LPN irá organizar através de diversas ações de formação em regime online e presencial.
Nessas ações teremos a colaboração dos aspirantes a Geoparques e Geoparks Mundiais da Unesco, previstas para dia 10 de fevereiro - Aspirante Geoparque Algarvensis, 15 e 19 de fevereiro - Aspirante Geoparque Litoral Viana do Castelo (Módulo I; Módulo II), 23 e 26 de fevereiro - Aspirante Geoparque Oeste (Módulo I; Módulo II).
Para além dessas ações, na modalidade de curta duração, serão divulgadas novas formações na modalidade de curso de 25 horas, estando já acreditadas pelo CCPFC- Conselho Cientifico Pedagógico de Formação Contínua que brevemente serão calendarizadas.
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