Ação de Formação Educar na Natureza

Legenda: Determinação do pH do solo.

 

 

No âmbito do projeto europeu OWL – One World Learning, a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves organizou uma ação de formação creditada pelo Centro de Formação de professores da LPN dando a conhecer alguns exemplos de atividades de educação na natureza.

 


Com o objetivo de capacitar e inspirar os docentes e técnicos de educação ambiental para a temática de aprendizagem na natureza, a ação ocorreu inicialmente nas instalações da SPEA com apresentações orais dos formadores Carolina Bloise (SPEA), Diogo Oliveira (Biodiversidade e +), Jorge Fernandes (professor destacado na LPN) e Patrícia Limpo (professora na Escola Superior de Educação Maria Ulrich), tendo sido dado a conhecer o website do projeto OWL, onde várias ONGAs europeias partilham informação e recursos sobre a educação ao ar livre.

 

 

Durante a tarde no Jardim da Amnistia Internacional houve uma componente prática onde se realizaram diversas atividades que podem ser realizadas num espaço verde urbano utilizando diferentes abordagens: científica, artística e ambiental. Construíram-se hotéis para insetos, fizemos obras de arte na natureza e aprendemos através de alguns indicadores como avaliar o estado ecológico de um espaço verde.

 

 

A ação teve a partilha de ideias práticas de trabalho, ferramentas e metodologias  de como utilizar um espaço verde urbano ou um local natural que os educadores e professores poderão aplicar como um espaço de ensino-aprendizagem disponibilizando os recursos pedagógicos necessários para uma educação integral das crianças e jovens.

 

 

 

Fotografias de Carolina Bloisé.

 

 

Realização de peças de arte com objetos naturais.

 

 

Preparação de hotéis de insetos e comedouros para aves e de arte na natureza.

 

Avaliação da qualidade do solo.

 

 

Construção de comedouros para aves.

 

 

 

 

 

Construção de comedouros de insetos.

 

 

Exemplo de um comedouro de insetos.

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt