Águas Subterrâneas: Um Mundo escondido

Embora oculta, a água subterrânea apresenta um elevado valor estratégico pois os aquíferos são vitais para o abastecimento de água para a humanidade. Representando 99% da água doce líquida, a compreensão científica e utilização sustentável das águas subterrâneas, são essenciais para se fazer face às necessidades de uma população em crescimento e às Alterações Climáticas. Nesse âmbito o Centro de Formação da LPN organizou uma ação online para professores com o contributo do formador professor doutor António Chambel.

 

Tendo como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento e atualização científica dos professores na área do Ambiente e Conservação da Natureza, o Centro de Formação da LPN realizou uma ação online sobre Águas Subterrâneas – Um Recurso Escondido.

 

A ação de formação efetuada na modalidade de curta duração, decorreu em formato online e destinou-se essencialmente a professores embora tivesse a participação também de técnicos de educação e ambiente.

 

Contando como formador, o professor António Chambel, realçou-se as ameaças da sobreexploração e contaminação atuais dos aquíferos tornando-se necessário a sua proteção num cenário de Alterações Climáticase uma visão integrada entre o ambiente e as diferentes sociedades.

 

Segundo António Chambel “A água subterrânea corresponde entre 97% e 98% de toda a água doce do Planeta em estado líquido, rega 45% de toda a área regada do Globo e é um recurso essencial para os abastecimentos domésticos e particulares em grande parte do Mundo.

 

Educar para uma gestão sustentável das águas subterrâneas através de uma gestão conjunta com o Ciclo da Água e “tornar mais visível” esta temática é então fundamental.

 

Disponibilizando-se recursos e estratégias educativas, temática incluída por exemplo nas aprendizagens essenciais de disciplinas como Biologia-Geologia e Geografia esta ação reforçou os pilares temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA, integra os pressupostos do perfil dos alunos á saída da escolaridade obrigatória bem como se incluiu no Tema I do Referencial de Educação Ambiental e nos 3 vértices da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza.

 

Registe-se que em todos os itens do inquérito de avaliação da ação, os formandos consideraram como “Totalmente satisfeitos” (100%), parabenizando a organização e o formador.

 

O Professor Doutor António Chambel é doutorado em Geologia, com especialidade em Hidrogeologia, pela Universidade de Évora, onde é Professor Auxiliar, sendo igualmente investigador no Instituto de Ciências da Terra (ICT). A nível internacional é Presidente da Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH), membro da Comissão Técnica dos Hidrogeólogos sem Fronteiras (HWB) e membro substituto do Conselho Mundial da Água (WWC).

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt