Águia-imperial em destaque no X Congresso de Ornitologia

Entre os dias 2 e 4 de março, o LIFE Imperial marcou presença no X Congresso de Ornitologia da SPEA, em Peniche, com a apresentação de várias comunicações orais e de um poster científico.

 

 

A águia-imperial foi a espécie com maior número de comunicações durante o X Congresso de Ornitologia, num total de 4 comunicações orais, uma flash talk e um poster científico dedicados a esta espécie!

 


No âmbito do LIFE Imperial, foi apresentada a flash talk "LIFE Imperial: 4 anos da conservação da águia-imperial-ibérica em Portugal", com um resumo da atuação do Projeto; a comunicação oral "Aplicação de dispositivos de minimização de eletrocussão em áreas prioritárias para a Águia-imperial", abordando os trabalhos desenvolvidos pelo LIFE Imperial para a diminuição desta ameaça; e o poster científico "Impacte socioeconómico da Conservação da Natureza: o exemplo do Projeto LIFE Imperial", com os resultados preliminares da avaliação dos indicadores sociais e económicos relacionados com este Projeto de conservação.

 


Para além destes trabalhos diretamente relacionados com o Projeto, foram ainda apresentadas três comunicações orais dedicadas à águia-imperial e que também refletiram alguns dos resultados do LIFE Imperial: “Ameaças e oportunidades: o que acontece aos juvenis voadores de águia-imperial-ibérica quando abandonam os territórios parentais? O Programa de marcação da população de águia-imperial-ibérica em Portugal” (por Carlos Carrapato, ICNF); “Comportamento espacial de juvenis de Águia-imperial-ibérica durante a fase de dependência estudado com recurso a dispositivos GPS de alta resolução” (por Rita Ramos, cE3c – FCUL) e “Águia-imperial-ibérica: desafios de 15 anos em Portugal” (por Manuela Nunes, ICNF).

 


Os técnicos do LIFE Imperial presentes neste Congresso aproveitaram ainda a oportunidade para participar em dois workshops temáticos de grande relevância para a implementação do Projeto: “Ninguém tem de ouvir isto – comunicar com não-especialistas” e “O papel das ONGs na prevenção e deteção do crime contra o ambiente”.

 


O X Congresso de Ornitologia da SPEA decorreu entre 2 e 5 de março de 2019, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche. Este é o maior evento nacional dedicado à ornitologia e pretende reunir investigadores, ornitólogos e estudantes para promover a troca de ideias e conhecimentos. O programa contou com oradores convidados, comunicações, workshops e saídas de campo, e contabilizou cerca de 140 participantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais sobre o Projeto LIFE Imperial em: www.lifeimperial.lpn.pt

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt