Fotografia de Francisco Pinto Moreira
Num trabalho de colaboração entre a Herdade da Contenda e a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) foram ontem pela manhã anilhados 4 abutres-pretos juvenis. A ação foi coordenada pelo Eduardo Santos (LPN) tendo contando com o apoio técnico do Carlos Pacheco no acesso aos ninhos e marcação das aves. As aves foram marcadas com anilhas metálicas (fornecidas pelo CEMPA/ICNF) e anilhas coloridas (que permitem identificação dos animais à distância, com recurso a telescópio). A ação foi ainda acompanhada por uma equipa de Vigilantes da Natureza do ICNF.
Ao contrário do seu parente mais comum, o grifo, o abutre-preto é uma espécie globalmente ameaçada, e está incluído na categoria CR (criticamente em perigo) de acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. As principais ameaças à sua conservação são o envenenamento, a escassez de alimento (motivado essencialmente pela recolha sistemática de carcaças de gado no campo), a colisão e eletrocussão com linhas elétricas e a alteração do habitat. Na Herdade da Contenda ocorre uma das principais colónias portuguesas do abutre-preto, estimada em 10 casais reprodutores. A anilhagem científica é um método de monitorização muito relevante para as espécies de aves ameaçadas, o qual permite acompanhar vários aspetos da sua ecologia.
A gestão desenvolvida na Herdade da Contenda contribui decisivamente para o sucesso reprodutor da espécie, uma vez que são garantidas as condições necessárias para a sua nidificação. Estas condições passam pela disponibilização de plataformas de nidificação, condições de tranquilidade e disponibilidade de alimento em períodos críticos.
Neste esforço a Herdade da Contenda tem contado com o apoio da LPN e das parcerias estabelecidas, como é o caso do projeto Orniturismo (de que ambas as entidades são parceiras), financiado pelo programa POCTEP e ao abrigo do qual tem vindo a ser realizada a monitorização da reprodução desta espécie na região.
Fotografias de Carlos Pacheco
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
©2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt