Aprender com a Natureza

A poupança de matérias primas e energia bem como a regeneração dos recursos naturais são pedras basilares da Estratégia Nacional de Educação Ambiental nomeadamente do seu eixo temático da Economia Circular e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

Com esse pressuposto, a LPN através do seu Centro de Formação e em parceria com a SPEA – Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves organizou uma ação de formação para professores sobre Economia Circular - Aprender com a Natureza em que se destacou o papel que a compostagem e a vermicompostagem têm na melhoria dos solos e no combate às Alterações Climáticas.

 

Face à crescente quantidade de resíduos orgânicos produzidos e à necessidade da sua reciclagem a ação contou como formadores os professores destacados pela LPN e SPEA, que partilharam estratégias motivadores e diferenciadas de ensino. O incremento das práticas da compostagem e vermicompostagem doméstica na escola, para além de constituir um dos processos de redução dos desperdícios promove a valorização dos solos e representa uma das estratégias de acréscimo de carbono nos solos pois a aplicação de resíduos orgânicos (estrume, composto e vermicomposto) possibilita o aumento da matéria orgânica e o aumento de fertilidade do solo.


A vermicompostagem ao possibilitar o aumento da biodiversidade no solo permite conceber um processo que que para além de prevenir a formação de resíduos, diminui a poluição do sistema natural. A Economia Circular é um tema muito pertinente sendo que a compostagem e vermicompostagem doméstica tem uma fácil aplicabilidade sendo motivadora e facilitadora da aprendizagem.


A ação de formação teve para além da presença de professores outros técnicos de educação e ambiente e interessados pela temática possibilitando a participação e interação entre os participantes. 

 

Após a realização da ação de formação foram administrados inquéritos aos participantes sendo que 78,3% a consideraram excelente e 21,7% como muito boa, o que traduziu um elevado grau de satisfação e nos impulsiona cada vez mais para ações que incentivem o desenvolvimento e experimentação prática de soluções conducentes à valorização dos solos, dos resíduos contribuindo para a melhoria das práticas educativas e cumprimento de metas nacionais e da União Europeia.

 

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