A Sessão de Apresentação do projeto LIFE Powerlines4Birds “Reduzir o impacte das linhas elétricas para melhorar a conservação de aves ameaçadas na Península Ibérica” decorreu no Auditório do Centro de Interpretação de Monsanto, em Lisboa, no dia 26 de maio de 2023, funcionando como o evento de lançamento público oficial do projeto.
Para além de dar a conhecer os objetivos, ações e resultados esperados do projeto, esta sessão permitiu a troca de ideias e esclarecimento de dúvidas entre os participantes e as entidades fundamentais na temática da conservação das espécies alvo do projeto.
Com duração prevista até abril de 2027 e financiado em mais de 4 milhões de euros pela UE, este projeto é liderado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN), e reúne como parceiros a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a QUERCUS, a Sociedad Espanola de Ornitologia (SEO) e a E-REDES -Distribuição de Eletricidade SA. Conta ainda com a colaboração do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Jorge Palmeirim, presidente da Direção Nacional da LPN abriu a sessão, passando a palavra aos parceiros do projeto, João Brito Martins da E-REDES, Joaquim Teodósio da SPEA, Sílvia Moutinho da QUERCUS e Ana Carricondo da SEO/Birdlife Espanha.
Em jeito de contextualização, Rita Alcazar coordenadora da delegação da LPN em Castro Verde partilhou que o projeto LIFE Powerlines4birds prevê ações em 23 Zonas de Proteção Especial transfronteiriças de Portugal e Espanha com o objetivo de melhorar a interação das aves com as linhas elétricas, garantindo áreas seguras para sete espécies prioritárias: Abutre-do-Egipto, Abutre-preto, Águia-imperial-ibérica, Tartaranhão-caçador, Abetarda, Sisão e Rolieiro.
Este Projeto pretende ser um passo à frente na mitigação do impacto da rede elétrica sobre as aves para ambos os países (Portugal e Espanha), atualizando o conhecimento das partes interessadas para melhorar a sustentabilidade das redes e para a gestão da rede Natura 2000.
A sessão contou com a presença de mais de 60 participantes, em representação de diversas entidades como o ICNF, a GNR/SEPNA, universidades, ONGA’s, centros de investigação e recuperação de animais silvestres, prestadores de serviços, entre outras.
Este número significativo de presentes e a diversidade das entidades representadas demonstraram o elevado interesse e expectativas despertados pelo projeto.
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO LIFE POWERLINES4BIRDS AQUI
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt