As aves da Lagoa de Óbidos

Numa manhã solarenga de domingo, algumas famílias reuniram-se no Braço da Barrosa para mais uma sessão de anilhagem científica de aves do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos.

 

A sessão contou com a participação dos biólogos Carlos Pacheco e Bruno Martins, da APAA - Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves.

 

 

 

Foram capturadas e anilhadas 15 aves, com representação de oito espécies: pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla), toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala), melro-preto (Turdus merula), rouxinol-bravo (Cettia cetti), rouxinol-pequeno-dos-caniços (Acrocephalus scirpaceus) - esta pequena ave da família das felosas é uma das espécies mais características das zonas de caniçal, bastante comuns nas margens do Braço da Barrosa, carriça (Troglodytes troglodytes) - um dos mais pequenos passeriformes da nossa avifauna, mas simultaneamente com um dos cantos mais poderosos e melódico e o bico-de-lacre (Estrilda astrild).

 

Destas 15 aves, duas foram recapturas da 1ª sessão de anilhagem realizada em abril: uma toutinegra-de-cabeça-preta e uma toutinegra-de-barrete-preto.

 

 

 

 


Bico-de-lacre (Estrilda astrild) - uma espécie exótica no nosso território.

 

Até à data, contabilizando as capturas nas duas sessões de anilhagem científica, foram registados 25 indivíduos de 10 espécies diferentes.

 

 

 

 

Deixamos o convite para conhecer mais sobre estas espécies em Aves de Portugal www.avesdeportugal.info/.

 

O nosso agradecimento ao Carlos Pacheco e ao Bruno Martins, da APAA - Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves e a todos os participantes na atividade.

 


A próxima iniciativa do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos é já no próximo dia 26 de maio (domingo). Participe na atividade “Lagoa de Óbidos, Poesia e Histórias”. Saiba mais aqui.

 

 

Para mais informações sobre o Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos, clique aqui.

 

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt