O Parque Urbano do Calhau foi o local escolhido para os alunos do 9º ano da Escola Profissional de Dança do Conservatório Nacional realizarem atividades de trabalho de campo no Parque Florestal do Monsanto.
A atividade inserida no projeto Despertar para a Natureza da LPN e com o apoio da EPAL foi dinamizada pelo professor destacado na LPN tendo-se iniciado com um pequeno percurso pedestre. Com o apoio dos alunos estagiários na LPN, da Escola Profissional Ciências Geográficas e Escola Superior de Educação, ao longo do percurso ia-se descrevendo algumas espécies arbustivas e arbóreas bem como uma descrição sobre a história, geologia e fauna do Parque Florestal do Monsanto.
Após uma paragem junto ao Moinho das Três Cruzes, no miradouro, com vista para o povoamento florestal do Parque e para a paisagem urbana os alunos começaram as atividades de trabalho de campo relacionadas com a avaliação do estado ecológico da Floresta.
Foram assim propostas várias atividades nas quais os alunos se organizaram em grupos com a colaboração dos professores em diferentes espaços, de dimensões aproximadamente iguais que tivessem um estrato arbóreo e arbustivo no Parque Urbano do Calhau.
As atividades consistiam no seguinte: identificação das principais espécies existentes, estimativa das dimensões e idades das plantas, diversidade da vida existente, avaliação de possíveis danos nas árvores, abundância de líquenes e a avaliação da qualidade do solo recorrendo-se por exemplo ao tipo de solo, à presença de organismos no solo e à medição do pH.
No fim das atividades regressámos caminhando pelo grande prado salpicado de árvores, à semelhança de um montado alentejano com a certeza de que estas ações fora da sala de aula se traduzem em aprendizagens mais significativas.
Pensamos que as tarefas efetuadas pelos alunos permite encarar com otimismo a continuidade da realização destas atividades adaptando-as aos diferentes níveis de escolaridade. A utilização e o contributo do trabalho cooperativo em contexto de atividades de natureza parece contribuir para a melhoria das aprendizagens ao nível da inclusão dos alunos na turma, das competências científicas, da aprendizagem dos conceitos científicos assim como para o desenvolvimento de algumas das competências transversais propostas pelo currículo.
Pretende-se com estas ações evidenciar os valores naturais e culturais por forma a se promover uma cidadania ambiental responsável que é uma das principais finalidades do projeto Despertar para a Natureza e ir ao encontro de um dos pilares essências da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 – Valorizar o Território.
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