Atividades sobre vermicompostagem

No momento em que estava a decorrer a 25ª Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e no mesmo dia em foi declarado pelo Parlamento europeu o Estado de emergência climática e ambiental” a LPN foi convidada pela professora Manuela Silva de Educação Especial para dinamizar atividades sobre vermicompostagem na Escola Secundária do Lumiar.


As atividades de promoção da vermicompostagem doméstica nas escolas possibilitam práticas sustentáveis transformando os resíduos orgânicos, que compõem grande parte dos resíduos que produzimos, em húmus, um fertilizante natural contribuindo para o incremento das horats pedagógicas e da agricultura biológica.


Após uma introdução teórica pelo professor destacado na LPN para realçar a importância do solo como valor ecológico e a vantagem da utilização das minhocas de compostagem foi efetuado um “quizz de cartas com perguntas e respostas”. Essa estratégia constituiu uma forma motivadora de avaliação dos conhecimentos obtidos permitindo, posteriormente, a realização da prática para se efetuar “a cama de vermicompostagem”.


Em seguida foi possível observar a forma correta de montagem e manutenção dos vermicompostores tendo os alunos e professores participado de forma ativa na ação.


Ampliar as práticas e estratégias educativas com a utilização de ferramentas diferenciadas para o ensino, não vistas só como transmissão de conhecimentos trazem uma maior motivação e determinação para uma adoção de comportamentos pró-ambientais. Nesse âmbito a aplicação prática da vermicompostagem estimula os alunos facilitando a sua aprendizagem.


Vivemos numa fase de transição energética, em que há a necessidade de separação dos resíduos sólidos e de proteção e valorização dos solos. Os desafios que hoje se colocam tornam o incremento destas atividades e práticas essenciais não só na escola como a nível doméstico, contribuindo para combater o aquecimento global.


No fim, ficámos ainda mais motivados quando nos disseram que alguns alunos menos participativos se envolveram bastante nesta atividade. É esta mensagem que nos dá vida!...

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt