Dia 21 de outubro foi mais um dia de atividade do projeto Bee Responsible.
O projeto Bee Responsible é um projeto ibérico coordenado em Portugal pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e pela Ecocolmena em Espanha.
O cerne das ações de conservação deste projeto está no coração do Alentejo, nas planícies de Castro Verde, onde a LPN possui o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG) e faz a co-gestão da Reserva da Biosfera de Castro Verde.
Logo pela manhã, o grupo começou a sua jornada com a viagem até ao CEAVG. Já no local, foi partilhado com o grupo que o programa do dia seria dividido em duas partes, começando a manhã com a continuação da recuperação do muro antigo em pedra e ficando para a tarde a plantação de plantas aromáticas.
Começou a azafama, uns a prepararem a massa, outros a descarregarem a pedra e outros a assentarem pedra sobre pedra dando estrutura ao muro. No final da manhã, o nosso objetivo estava cumprido, 15 metros de muro recuperado!
As cavidades e fendas existentes num muro em pedra podem proporcionar condições favoráveis à ocorrência de várias espécies de aves, répteis, mamíferos, e insetos, incluindo abelhas selvagens, besouros, formigas e ainda aranhas. Facto que foi comprovado quando um rato do campo, que andava a vaguear ali perto, encontrou refúgio numa destas fendas!
Depois de uma, bem merecida, pausa de almoço começámos a nossa plantação de aromáticas: alfazema (Lavandula stoechas), tomilho (Thymus mastichina) e o sargaço (Cistus monspeliensis). Três espécies autóctones, perfeitamente adaptadas às condições climatéricas da região.
No final do dia, o nosso compromisso estava concluído! Dar abrigo e aumentar a disponibilidade de alimento para os polinizadores, são duas medidas essenciais que ajudam a reverter a taxa de declínio destes pequenos seres, indispensáveis para a saúde do planeta e para a subsistência alimentar dos seres humanos.
À equipa da Vileda, do Grupo Freudenberg, o nosso muito obrigado!
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt