BIOSFERA da UNESCO de Castro Verde celebra 1º Aniversário

No dia 14 de junho, Castro Verde celebrou o 1º Aniversário da classificação como Reserva da Biosfera da UNESCO, com a realização de diversas iniciativas que decorreram ao longo da Semana da Biosfera.

 

 

A 14 de junho de 2017, em Paris, Castro Verde passou a integrar a Rede Mundial de Reservas da BIOSFERA da UNESCO. Esta classificação surgiu como um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos últimos 25 anos no concelho de Castro Verde na preservação de um “Ecossistema Humanizado de Elevado Valor Natural”, onde a agricultura tem desempenhado um papel fundamental, com resultados ao nível da preservação da biodiversidade e dos valores naturais, culturais e paisagísticos, que conferem ao concelho de Castro Verde uma diversidade única e específica.


A classificação de Castro Verde como Reserva da Biosfera da UNESCO teve por base os valores naturais e culturais que estão intrinsecamente ligados a Castro Verde, desde a conservação das aves estepárias e o seu habitat através das boas práticas agropecuárias que promovem a sua proteção até à preservação do património edificado e imaterial, como é o caso do cante alentejano e da viola campaniça.


As três entidades promotoras da candidatura, a Câmara Municipal de Castro Verde, a Associação de Agricultores do Campo Branco e a LPN – Liga para a Protecção da Natureza, estão agora encarregues da gestão da Reserva da Biosfera, tendo ficado responsáveis pela implementação do Plano de Ação e de dar resposta aos novos desafios que agora surgem decorrentes deste reconhecimento mundial atribuído pela UNESCO.


A classificação como Reserva da Biosfera da UNESCO potenciará uma dinâmica de trabalho em rede, envolvendo entidades locais e regionais mas também a comunidade local, bem como, o intercâmbio com outras Reservas da Biosfera a nível nacional e mundial. É também uma oportunidade para diferenciar este território, nomeadamente os bens, produtos e serviços aqui produzidos.


Sendo uma classificação da UNESCO estão também subjacentes à Reserva da Biosfera de Castro Verde a promoção de valores de cidadania fundamentais, como o acesso a uma educação de qualidade, a liberdade de expressão, a democracia, a promoção da ciência, a cooperação, a diversidade cultural, a paz e os direitos humanos.


O 1º Aniversário da Reserva da Biosfera foi celebrado com um conjunto de iniciativas que decorreram durante a Semana da Biosfera, entre 8 e 14 de junho. Arrancou no dia 8 de junho com a apresentação dos trabalhos dos alunos do Projeto Património Campaniço e incluiu um passeio pedestre para observação de aves, guiado pela LPN no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho e ainda uma Caminhada Noturna a 9 junho.


No dia 14 de junho realizou-se ainda a Reunião Instaladora do Conselho Consultivo da Reserva da Biosfera de Castro Verde (11h00) e a Sessão Pública de apresentação do logotipo da “Reserva da Biosfera de Castro Verde” (15h00), seguida de Bolo de Aniversário e lanche-convívio.

 

www.facebook.com/castroverdebiosfera/

 

 

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt