No âmbito da 1ª edição do Prémio Guarda- Rios, uma iniciativa do GEOTA, a LPN foi a entidade vencedora da votação do público para o Prémio de Boas Práticas.
Entre o Dia Internacional da Ação pelos Rios e Contra as Barragens (14 de março) e o Dia Mundial da Terra (22 de abril), o GEOTA organizou uma iniciativa junto do público em geral, intitulada Guarda-Rios 2018, no sentido de se elegerem entidades (individuais ou coletivas, privadas ou públicas), que “afectam o presente e o futuro dos rios em Portugal”, para a atribuição de um prémio de boas práticas (Guarda-Rios Boas Práticas) e outro de más práticas (Guarda-Rios de Luto).
Em resultado, o trabalho da LPN com o LIFE Saramugo foi nomeado e obteve a maior votação do público na categoria das Boas Práticas, tendo assim ganho o Prémio Guarda-Rios das Boas Práticas para a gestão de ecossistemas fluviais de elevado valor ambiental e com isso para a conservação de habitats e espécies associadas.
Esta nomeação é um importante reconhecimento das ações de melhoria das condições do habitat natural do saramugo nas ribeiras do sudeste de Portugal, que estão a ser efetuadas no âmbito do Projeto LIFE Saramugo, e irá contribuir para a divulgação de práticas de gestão de habitats ribeirinhos sujeitos a várias ameaças, que têm um importante impacte positivo na proteção de várias espécies nativas de peixes ameaçados.
Mais informação sobre o Prémio Guarda-Rios em: http://rioslivresgeota.org/guardarios2018/
Imagens ilustrativas de ações concretas de gestão e melhoria do habitat do saramugo, realizadas no âmbito do LIFE Saramugo:
Para saber mais sobre o projeto LIFE Saramugo visite: www.lifesaramugo.lpn.pt
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt