Câmara Municipal de Serpa adere à Rede de Custódia da Águia-imperial

Desde 2018, Serpa passou a integrar a restrita lista de concelhos em Portugal em que nidifica a emblemática Águia-imperial-ibérica. Já em plena época reprodutora, foi confirmada a presença de um casal da espécie em Serpa. O acompanhamento ao longo da época de nidificação permitiu identificar, em julho, três crias quase prontas a voar. Este foi um facto extraordinário pois representa uma expansão da presença da espécie para uma região entre duas áreas onde a espécie já está estabelecida, a região de Moura/Barrancos e a região do Vale do Guadiana/Castro Verde, revelando o potencial de continuidade entre áreas de distribuição da espécie.

 


Com a “entrada” deste concelho na diminuta área de distribuição da águia-imperial, o Projeto LIFE Imperial iniciou uma parceria com o Município de Serpa, já materializada em reuniões de apresentação do Projeto, uma apresentação na Academia Sénior e a publicação de um artigo no boletim “Serpa Informação”. No seguimento desta colaboração, e demonstrando todo o interesse em lhe dar continuidade, esta Câmara Municipal foi convidada para aderir à Rede de Custódia para a conservação da águia-imperial, sendo agora mais uma Guardiã desta espécie ameaçada.

 


A colaboração futura em prol da conservação da espécie passará pela realização de ações de sensibilização e divulgação, incluindo um Dia Aberto LIFE Imperial, a participação nas Jornadas da Biodiversidade de Serpa, a leitura do conto “As aventuras de Aquiles e Albertina” e a realização da exposição “A extraordinária Águia-imperial-ibérica”.

 


A equipa da LPN do LIFE Imperial agradece o interesse do Município de Serpa em se tornar Guardião da águia-imperial e antevê com expetativa pelo desenvolvimento da parceria já iniciada, agora reforçada pela adesão à Rede de Custódia.

 

 

Saiba mais sobre o Projeto LIFE Imperial em: www.lifeimperial.lpn.pt

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt