Carta aberta do Movimento Associativo da Serra da Estrela sobre o Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela
Na sequência da Resolução de Conselho de Ministros e do comunicado de imprensa de 8 de fevereiro de 2024 relativos ao Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (PRPNSE), 28 associações locais da Serra da Estrela e de âmbito nacional partilham, nesta carta aberta, as seguintes preocupações:
- A notória falta de participação e de envolvimento efetivo da sociedade civil e das associações de defesa do ambiente e de desenvolvimento local da região no processo de conceção do PRPNSE, pois os mecanismos participativos utilizados limitaram-se a uma mera auscultação inicial, a que não se deu qualquer continuidade.
- A manifesta falta de transparência na definição e conclusão do PRPNSE impossibilitou a sua avaliação e discussão pública atempada, isto é, enquanto era possível colaborar na elaboração de uma estratégia conjunta e participada para a Serra da Estrela. As várias versões do documento não foram dadas a conhecer de forma abrangente às associações locais nem à sociedade civil, desconhecendo-se, à data, a versão final discutida e aprovada em Conselho de Ministros. Esta mesma versão foi solicitada à CIM-BSE, entidade que coordenou todo o processo, ainda antes da sua aprovação ministerial, mas nunca foi partilhada com as organizações.
- O receio de que o PRPNSE não esteja realmente centrado na urgência de revitalização da paisagem destruída pelos incêndios. A pouca informação disponibilizada na comunicação social sobre este programa demonstra que, contrariamente à afirmação da Ministra Ana Abrunhosa no dia 8 de Outubro 2022, na Covilhã, o foco são as grandes obras e infraestruturas que, a serem concretizadas, agravarão o estado de Conservação do PNSE. Na perspetiva dos signatários, este programa deveria ter como principal preocupação a sustentação e regeneração de um território de conservação e de prestação de serviços de ecossistema, nomeadamente ao nível da água e dos solos, do carbono e da própria biodiversidade.
Face à tragédia que assolou a Serra da Estrela e à necessidade de tornar o território mais resiliente a futuras catástrofes semelhantes, que se afiguram cada vez mais frequentes no atual cenário de alterações climáticas, e dada a relevância desta oportunidade única para reverter o processo de degradação da maior área protegida portuguesa, os referidos subscritores consideram fundamental que a sociedade civil e as associações tenham acesso à versão aprovada do PRPNSE. Querem perceber: se foram cumpridas as obrigações legais relativamente à avaliação e respetiva consulta pública de planos e programas com eventuais efeitos no ambiente; de que forma se pretende usar este investimento fundamental para o desenvolvimento e regeneração da Serra da Estrela; o que se entende por “reconfiguração do atual plano de ordenamento do PNSE”; qual a estratégia preconizada e se, de facto, responde às reais necessidades deste Parque Natural.
A sociedade civil, a comunidade e as associações da Serra da Estrela depositam neste Programa alguma esperança que não querem sentir perdida. Esta apreensão, levou os signatários a solicitar uma audiência/reunião, com carácter de urgência, ao Ministério da Coesão Territorial e à CIM-BSE.
Signatários
- A Geradora - Cooperativa Integral, CRL
- Acréscimo - Associação de Promoção ao Investimento Florestal
- Associação ALDEIA / CERVAS - Centro de Ecologia e Recuperação e Vigilância de
- Animais Selvagens
- Associação Guardiões da Serra da Estrela
- Associação Veredas da Estrela
- Campo Aberto - associação de defesa do ambiente
- CIDAMB - Associação Nacional para a Cidadania Ambiental
- Coletivo à escuta
- Ecoativo - Associação de Protecção e Conservação da Natureza
- FAPAS - Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade
- FOLGONATUR - Associação Sem Fins Lucrativos
- GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente
- GO Romaria - Associação Cultural Gouveense
- Grupo Lobo - Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema
- IRIS - Associação Nacional de Ambiente
- LPN - Liga para a Protecção da Natureza
- Milvoz - Associação de Protecção e Conservação da Natureza
- Movimento Estrela Viva - Associação Cívica pelo Desenvolvimento Sustentável e Integrado da Serra da Estrela
- Núcleo Regional da Guarda - Quercus A.N.C.N.
- Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
- ProTejo - Movimento Pelo Tejo
- QUERCUS- A.N.C.N. - Associação Nacional de Conservação da Natureza
- Rewilding Portugal
- SPBotânica - Sociedade Portuguesa de Botânica
- SPEN - Sociedade Portuguesa de Entomologia
- Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)
- URZE - Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela
- ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável
Carta Aberta (PDF)
Serra da Estrela, 22 de fevereiro de 2024