Celebração do dia mundial dos professores

O dia mundial dos professores foi celebrado pelo Centro Formação Ambiental da LPN com a organização do Dia Aberto do Professor.

 

De participação gratuita os professores tiveram a possibilidade de participarem gratuitamente em duas ações presenciais e três ações online que contaram com um grau de satisfação elevado por parte dos participantes.

 

O Centro de Formação Ambiental da LPN (acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua para a formação de professores) procura dar ferramentas aos docentes que permitam aperfeiçoar e atualizar as suas capacidades e conhecimentos em matéria de ambiente e conservação da Natureza.  

 

Assente nas atividades da LPN, que pressupõem uma via ecológica na educação ambiental pretende-se articular a geodiversidade, a biodiversidade, o património natural com o cultural tendo em vista o desenvolvimento sustentável.

 

As ações presenciais contemplaram as medidas necessárias de controlo da gestão de riscos resultantes do Covid 19 pois organizaram-se ao ar livre com todas as precauções inerentes.

 

Nessa ação de formação com a orientação de Jorge Sequeira do Museu geológico de Lisboa e do professor destacado na LPN demonstrou-se a possibilidade de mesmo em ambiente urbano, na proximidade das Escolas, ou mesmo no seu espaço, os professores realizarem atividades de Educação Ambiental tendo contextualizado o local onde está sedeada a LPN na Geologia de Lisboa. Após o pequeno percurso pedestre efetuado, no jardim da LPN realizaram-se atividades práticas de Geologia do Ambiente com reutilização de materiais.

 

Na parte da tarde, a atividade presencial consistiu na realização de atividades de trabalho de campo aplicando as tecnologias digitais – dispositivos móveis em várias atividades práticas de avaliação do estado ecológico de um ecossistema florestal com base com base em alguns indicadores como sejam a diversidade de espécies, regeneração, qualidade do solo, condição das árvores, árvores mortas e restos lenhosos, abundância de líquenes, entre outros.

 

Simultaneamente dando a conhecer os programas e atuação da LPN que irão trabalhar no ano letivo de 2020-21, de manhã, efetuou-se a ação em regime online sobre a Literacia para os  Oceanos e florestas com a LPN, com o objetivo de conhecer as principais ameaças à preservação dos oceanos e floresta e exemplificar ações de educação ambiental que são promovidas com as escolas no âmbito das temáticas.


De tarde, também em regime online, os docentes tiveram a possibilidade de conhecer as atividades promovidas pelo Centro de Educação Ambiental do CEAVG da LPN e ao entardecer através da ação online Forum Participativo – Qual o papel das Escolas na Conservação da Natureza? Os professores partilharam os seus projetos, atividades e iniciativas evidenciando como as escolas podem contribuir para a Conservação da Natureza.

 

O contacto dos docentes com os programas da LPN, e mesmo de outros organismos e associações, cria situações didáticas, vivenciais e reflexivas com influência nas ações educativas futuras de cidadania ambiental otimizando os seus resultados em matéria de promoção da sustentabilidade e de cidadania junto das populações.

 

 

Na figura o formador Jorge Sequeira evidencia a origem da rocha ornamental, o seu enquadramento na Geologia de Lisboa, os fósseis e os paleoambientes da altura da sua formação.

 

 

Afloramento da Formação de Benfica (sedimentos de origem continental). Fotografia de Carla Simões.

 

 

Excelente exemplo de um afloramento da Formação de Benfica junto à estação da CP de Benfica, na proximidade da sede da LPN.

 

 

Atividade efetuada no jardim da LPN de simulação de contaminação de um algar.

 

 

Atividade de avaliação do estado de um ecossistema florestal utilizando os dispositivos móveis e apps.

 

 

Realização da atividade de Avaliação da qualidade do solo no Parque Florestal do Monsanto através de inquérito online no dispositivo móvel.

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt