Centenas de alunos sensibilizados para a conservação da Natureza e das florestas

O novo projeto de literacia para a floresta da Liga para a Protecção da Natureza (LPN) arranca já no início do ano letivo em 36 escolas, de Norte a Sul do país, graças à parceria com a campanha “Bando do Bosque 2 – Há Festa na Clareira” do Pingo Doce. A conservação da Natureza e das florestas fará parte da aprendizagem de 1800 alunos, que irão inicialmente desenvolver competências teóricas e práticas.


Os novos tempos exigem a preferência pelo modelo de formação online que, apesar de ter as suas contrapartidas, permite uma aprendizagem segura e que não sobrecarregue logisticamente as escolas. Serão lançadas diferentes ações a cada mês, bem como pequenos desafios que permitam saber como podemos proteger e promover a biodiversidade nas nossas florestas. Como as florestas variam de cada região têm as suas próprias características, os alunos irão fazer o levantamento dos principais traços que definem a floresta onde irão mais tarde trabalhar.


Os alunos, juntamente com os professores responsáveis, irão escolher o local onde preferem fazer uma saída de campo para entrarem em contacto com a Natureza. Caso tenham identificado algum problema local e uma possível solução para o resolver, terão a oportunidade de a aplicar nestas visitas lúdico-pedagógicas guiadas pela equipa da LPN.


Para Jorge Palmeirim, Presidente da Direção Nacional da LPN, “a iniciativa Bando do Bosque permitirá à LPN plantar diretamente a semente da importância da Conservação da Natureza e das florestas em 1800 crianças. Certamente que, através da voz das crianças e das suas preocupações, também os pais, familiares, professores e os seus amigos serão sensibilizados. Uma consciência ambiental bem enraizada desde tenra idade ecoa ao longo de toda a vida e em todas as direções, faz-se notar na nossa personalidade e nas ações e comportamentos que tomamos no nosso dia a dia. Esperamos ver estas 1800 sementes crescer, desenvolver-se e dar frutos."


Já Maria João Coelho, Diretora de Marketing do Pingo Doce, atribui a este projeto “um cariz muito especial” e destaca um “grande orgulho em poder contribuir para promover a literacia ambiental, junto das gerações mais novas, que serão determinantes no nosso futuro, e a preservação da biodiversidade, um dos eixos de atuação prioritários para o Pingo Doce. Um contributo que se tornou possível com a enorme adesão dos nossos clientes à campanha Bando do Bosque”.  


A campanha Bando do Bosque foi apresentada aos portugueses em plena pandemia, e ainda assim conseguiu recolher o seu carinho e entusiasmo. A angariação dos fundos necessários ao projeto de literacia para a floresta teve por base o livro “Bando do Bosque 2 – Há Festa na Clareira”, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027), em que, por cada livro entregue, 50 cêntimos revertiam para a LPN.

 

Todas as informações sobre a iniciativa Bando do Bosque 2 estão disponíveis no site www.bandodobosque.pingodoce.pt.   

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt