Conhecer a Floresta

Inspirados pela chuva que se faz sentir no centro do país e pelas cores da estação, a LPN tem levado aos alunos de Vila Nova de Poiares uma mensagem sobre a Floresta Autóctone.

 

O preocupante abandono do mundo rural tem-nos vindo a distanciar cada vez mais da natureza. Até mesmo as populações que vivem próximo de espaços naturais têm perdido este contacto, especialmente os mais jovens. Este distanciamento leva a uma perda de conhecimento e, com ele, a uma desvalorização daquele que é o nosso património natural.

 

Para contrariar esta tendência, com o apoio do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia, a LPN tem vindo a dar a conhecer aos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares as espécies que fazem parte da floresta nativa da região Centro, que serviços nos presta, a importância dela se manter biodiversa e como os incêndios a impactam.

 

Ao longo deste outono, cerca de 120 crianças e jovens do concelho participarão em diferentes atividades que despertarão a sua curiosidade e também os seus sentidos para com a floresta.

 

 

Atelier sobre as espécies da floresta.

 

 

TESTEMUNHOS DOS ALUNOS SOBRE “A FLORESTA…”

 

“A Floresta é uma casa onde todos os animais vivem, ela é linda e por isso temos da proteger.
O meu animal preferido é o picapau.”

 

“Eu adoro a floresta!
Gosto muito de brincar muito, principalmente ao ar puro!
Adoro, também os animais, principalmente as raposas e os lobos!
Eu adoro a natureza!”

 

“É muito importante para mim e para todos os seres humanos porque tem espécies divirsificadas tanto a para beleza natural, para o comércio por isso temos que respeita-la. Meu animal favorito é o leão porém não é da floresta mas sim da savana e o meu animal favorito da floresta é o lobo.”

 

“O meu animal favorito é a iguana gosta muito de comer folhas lavasse tem escamas.
Os meus animais são: cães, tartarugas, peixes de água quente e um porquinho da índia.
Eu já tive uma iguana que deitei 17 ovos mas não tinha maxo.”

 

 

 

 

Atelier de construção de hotel para insetos.

 

 

No dia 26 de novembro estaremos de regresso para celebrar a Floresta Autóctone com os alunos do 7º ano, com um passeio pedestre até à Quinta da Moenda, uma propriedade da LPN conhecida como o "Refúgio Biológico de Vila Nova de Poiares". Aqui podemos encontrar espécies típicas da floresta nativa da região, como o carvalho-roble, o sobreiro, o bordo, o pilriteiro, o sabugueiro, o salgueiro, o amieiro, o freixo, o sanguinho, o azevinho, o tojo, a urze, a gilbardeira, entre outros.

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt