Cria no ninho. © Fábio Moreira / CM Moura
No dia 8 de julho, decorreu a marcação de 3 novas crias de abutre-preto da colónia reprodutora da espécie existente na Herdade da Contenda. Os pequenos abutres, com uma idade média de 85 dias, têm vindo a ser monitorizados pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN). A marcação de abutres-pretos, realizada no âmbito do projeto LIFE Aegypius Return, é uma operação complexa e requer a presença de técnicos especializados, habilitados na subida aos ninhos, na marcação dos indivíduos e na recolha de amostras biológicas.
Os abutres apresentavam uma boa condição corporal e um peso indicado para a idade. Para além da anilhagem, foi ainda colocado um emissor GPS/GSM para monitorização de movimentos. Os resultados das análises entretanto efetuadas indicam que as 3 crias são do sexo masculino.
© Eduardo Santos / LPN
Brevemente será lançado no site da Herdade da Contenda o processo de votação para atribuição de nomes aos abutres nascidos em 2024.
© Fábio Moreira / CM Moura
Sobre o projeto LIFE Aegypius Return
O projeto LIFE Aegypius Return pretende consolidar e acelerar o regresso do abutre-preto em Portugal e Espanha ocidental, através da melhoria de habitat e da disponibilidade alimentar, e da minimização das principais ameaças com ações de capacitação das entidades e agentes nacionais. A equipa do projeto vai implementar ações de conservação específicas em dez áreas Natura 2000 ao longo de quase toda a fronteira entre Portugal e Espanha, com o objetivo de duplicar a população de abutre-preto em Portugal para 80 casais em 5 colónias e, assim, baixar o estatuto nacional da espécie de Criticamente em Perigo para Em Perigo até 2027.
O projeto LIFE Aegypius Return é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia. O seu sucesso depende do envolvimento de todos os stakeholders relevantes, e da colaboração dos parceiros, a Vulture Conservation Foundation (VCF), beneficiário coordenador, e os parceiros locais Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, Herdade da Contenda, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Liga para a Protecção da Natureza, Associação Transumância e Natureza, Fundación Naturaleza y Hombre, Guarda Nacional Republicana e Associação Nacional de Proprietários Rurais e Associação Nacional de Proprietários Rurais Gestão Cinegética e Biodiversidade.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt