Fotografia de Sandra Henriques
No âmbito do Projeto Despertar para a Natureza a LPN e os alunos do 5º ano do Centro Helen Keller realizaram duas saídas de campo no Parque Florestal do Monsanto dinamizadas pelo professor destacado na LPN – Jorge Fernandes com a colaboração da Raquel Alcaria e Ana Luísa da LPN.
Depois de termos estado no lado nordeste do Parque Florestal do Monsanto com os alunos e professores do Instituto Pupilos do Exército, desta vez estivemos quase na extremidade sul, nas proximidades do CIF- Clube Internacional de Futebol, no cenário bucólico do “pulmão” da cidade onde os alunos acompanhados pelos professores efetuaram um percurso pedestre realizando posteriormente diversas atividades de trabalho de campo com a colaboração dos professores relacionadas com a avaliação do estado ecológico da Floresta.
Ao longo do percurso, os alunos tiveram a possibilidade de terem uma descrição sobre o Parque Florestal do Monsanto, da sua importância histórica, cultural e social das diferentes espécies da Floresta. Através de uma descrição geológica, da fauna e flora permitiu aos alunos de uma forma mais ativa e de observação natural consolidarem alguns conteúdos lecionados nas aulas, tudo isto, num local situado perto da escola. De salientar que ao logo do percurso os alunos mostraram-se participativos, intervindo com várias questões.
Fotografia de: Sandra Henriques
Fotografia de: Sandra Henriques
Após a divisão por grupos, os alunos foram acompanhados por um professor e pelos técnicos da LPN para realizarem as atividades propostas em diferentes espaços, de dimensões aproximadamente iguais que tivessem um estrato arbóreo e arbustivo.
Fotografia de: Sandra Henriques
As atividades consistiram por exemplo na identificação das principais espécies existentes, diversidade da vida existente, avaliação de possíveis danos nas árvores e a avaliação da estrutura e qualidade do solo recorrendo-se por exemplo ao tipo de solo e à presença de organismos no solo.
Apesar da dominância naquela zona do parque do Pinheiro Manso (Pinus pinea) as zonas escolhidas tinham a presença de outra árvore autóctone o Carvalho português (Quercus faginea) e aí os alunos tiveram a possibilidade de constatar a qualidade do solo excelente constatável por exemplo pela sua cor escura e pela presença de uma grande biodiversidade como por exemplo de diversas minhocas (Lumbricus terrestris) e de outros organismos no solo.
Fotografia de: Sandra Henriques
Fotografia de: Sandra Henriques
Fotografia de: Sandra Henriques
A saída e as atividades realizadas no Parque Florestal do Monsanto e a outros espaços verdes são importantes, porque temos como tónica geral a aproximação das pessoas com a floresta, com as árvores e com os ecossistemas naturais em geral. As ações no Parque Florestal do Monsanto destinadas não só às Escolas como também para a população são assim prioritárias não só por ser considerada uma floresta modelo quanto à sua forma de gestão e conservação, mas também porque reúne diversas espécies autóctones da nossa biodiversidade. Para além disso, é promotora de bem estar, lazer e de saúde da população de Lisboa, de refúgio aos tubos de escape e ao ruído, tornando-se assim fundamental a sensibilização e educação para a conservação deste património natural e cultural.
Pensamos que dando-se a conhecer metodologias e estratégias educativas ativas que colocam os alunos como intervenientes diretos no processo de ensino-aprendizagem através de abordagens interdisciplinares num contexto de observação direta e vivencial com a natureza possibilita terem-se aulas diferentes, mais motivadoras e significativas.
Embora reconhecendo que tenhamos numa lógica de processo de melhoria do ensino-aprendizagem ainda de aperfeiçoar ainda mais as atividades face aos destinatários, os alunos e professores mostraram-se bastante satisfeitos com a saída e com as atividades realizadas. Pretende-se com estas ações evidenciar os valores naturais e culturais por forma a se promover uma cidadania ambiental responsável que é uma das principais finalidades do projeto Despertar para a Natureza.
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