Despertar para a Natureza com o Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira

No âmbito do Projeto Despertar para a Natureza promovido pela LPN, com o apoio da EPAL, realizou-se uma saída de campo com professores e alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira – Escola Básica de S. Vicente - Telheiras.

 

Caminhando pelo território de Mafra e Norte de Sintra, foi-se à descoberta da muralha fortificada do Geossítio do Penedo do Lexim, até à Cascata de Anços.

 

 

Enquadramento Geológico no Penedo do Lexim.

 

 

 

Com a orientação do professor destacado na LPN e professora Rosa Sousa os alunos e professores efetuaram uma caminhada de sensivelmente 6,5km, atravessando a ribeira de Mourão. Inicialmente descreveu-se a chaminé magmática que constitui o Penedo do Lexim até à Aldeia da Mata Pequena. Aí fomos “transportados” para o passado numa pequena aldeia rural, localizada entre Mafra e Lisboa, que foi completamente restaurada em perfeita sintonia com a natureza e visitámos um porco que viveu em ambiente urbano, num apartamento, quando era pequeno.

 

 

Aldeia da Mata Pequena.

 

 

 

Pelo caminho, até à queda de água da Cascata de Anços, ia-se descrevendo a Geologia, Fauna e Flora local, salientando a importância da floresta autóctone e o prolema das espécies invasoras, até que nos deparámos, na margem esquerda com um javali, que assustado, depressa fugiu. Em alguns locais, como por exemplo, na América do Norte, do Sul e Austrália, o Javali, originário da Europa, é considerado uma espécie exótica invasora. Em Portugal, por ausência de predadores naturais está a constituir uma ameaça para os agricultores e de segurança rodoviária.

 

 

Início do atravessamento da ribeira do Mourão.

 

 

Passagem para a outra margem da ribeira do Mourão.

 

 

Caminhada até à Cascata de Anços.

 

 

 

Após essa aventura e alguns quilómetros percorridos esgueirando-nos entre os rochedos deparamo-nos com a cascata de Anços, que está enquadrada numa paisagem de indescritível beleza, rodeada de bosques e fragas, num autêntico recanto natural rodeado de Salgueiros atravessando o contacto entre a rocha magmática da cascata e os calcários do Cretácico.

 

Exuberante, a Cascata de Anços rompe-se de repente na natureza tendo sido o local perfeito para nos oferecer o descanso e abrigo para o nosso almoço.

 

Após o almoço, os alunos completaram as questões do guião previamente fornecido e fomos ainda a Mafra, onde observámos o Real Palácio Nacional de Mafra, Sítio Cultural inscrito na Lista do Património Mundial pela UNESCO, em 2019.

 

Foi mais uma saída do Proieto Despertar para a Natureza que desde 2019 tem promovido ações de saídas/vistas de estudo por parte das Escolas da Região Metropolitana de Lisboa, abrangidas pela área da EPAL. O Projeto visa estimular a realização de saídas de campo pelas escolas  potenciando e evidenciando o território como um laboratório de bio e geodiversidade  e o contacto com ambientes mais naturais de forma a capacitar os alunos para a sua conservação e valorização.

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt