Disciplina da Biosfera nas escolas de Castro Verde

À descoberta da fauna e flora dos charcos temporários

 

 

Com a classificação de Castro Verde como Reserva da Biosfera em junho de 2017 e a possibilidade das escolas estabelecerem uma disciplina de Currículo Local no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Ministério da Educação (Despacho nº 5908/2017, de 5 de julho), o Agrupamento de Escolas de Castro Verde criou a Disciplina BIOSFERA para os alunos do 1º ciclo.


Esta Disciplina começou no ano letivo 2017/18 apenas com as turmas do 1º ano. No ano letivo 2019/20 cerca de 175 alunos do 1º ao 3º Ano de Escolaridade têm 3 horas semanais desta disciplina com um currículo ajustado ao contexto local e que tem a Reserva da Biosfera como mote (BIOSFERA 1 para o 1º Ano, BIOSFERA 2 para o 2º Ano, BIOSFERA 3 para o 3º Ano).


A Disciplina BIOSFERA tem como objetivos promover o conhecimento sobre o património e valores diferenciadores de Castro Verde que sustentaram esta classificação pela UNESCO, bem como, incentivar o envolvimento dos alunos, como um dos elementos ativos da Reserva da Biosfera de Castro Verde.


Entre os conteúdos inclui-se o cante alentejano, a história local (como as lucernas e a viola campaniça), o património edificado e natural, as alterações climáticas, o envolvimento inter-geracional com a partilha de saberes, a gestão da água e dos resíduos, as alterações climáticas, as atividades socioeconómicas locais, entre outros.


Estão previstas diversas saídas de campo e visitas de estudo ao longo do ano letivo, com o apoio de várias entidades locais, promovendo um conhecimento experimental.


Ao longo dos 4 anos de escolaridade do 1º ciclo os alunos focam todos os aspetos em que assenta a classificação da Reserva da Biosfera de Castro Verde e percebem a importância da ligação entre o homem e a natureza que promove valores naturais e culturais tão relevantes.


A LPN, em conjunto com o Município de Castro Verde e a Associação de Agricultores do Campo Branco, são as três entidades responsáveis pela gestão da Reserva da Biosfera de Castro Verde e colaboram ativamente com o Agrupamento de Escolas de Castro Verde nesta iniciativa.

 

 

 

Fotografias de Nuno Veiga / LUSA

 

 

Visita à Estação de Tratamento de Água da Barragem do Monte da Rocha que abastece a Reserva da Biosfera de Castro Verde. Fotografia de Nuno Veiga / LUSA.

 

 

Apanha da azeitona com os avós a ensinarem os mais novos.

Fotografia de Bárbara Martins.

 

 

 

Nas visitas às explorações agrícolas os alunos têm um contato direto com o sistema agropecuário extensivo que fomenta as aves estepárias.

 

 

 

Visita de campo para conhecer as aves estepárias no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho.

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt